sábado, novembro 13, 2010

Tipo Oito

Tipo OITO: O Desafiador


Reconhecendo OITOS:
O Tipo Oito exemplifica o desejo de ser independente e de cuidar de si mesmo. Oitos são assertivos e apaixonados pela vida, encarando-a de frente com autoconfiança e força. Eles aprenderam a se defender sozinhos e têm uma atitude de “eu posso fazer”, cheia de recursos. Eles são determinados a ser auto-suficientes e livres para seguirem seu próprio destino. Assim, Oitos são líderes naturais: honrados, autoritários e decididos, com uma presença sólida e comandante. Eles tomam iniciativa e fazem as coisas acontecerem, protegendo e provendo para as pessoas em suas vidas, e ao mesmo tempo dando apoio moral aos outros para que possam se virar sozinhos. Eles incorporam consistência e coragem, usando seus talentos e visão para construir um mundo melhor para todos dependendo do alcance da influência.

Mais do que tudo, Oitos são pessoas de visão e ação. Eles podem pegar o que parece uma casca de um prédio inútil e arruinada, e a transformar em uma linda casa, ou escritório, ou hospital. Da mesma forma, eles vêem possibilidades nas pessoas, e eles gostam de oferecer incentivos e desafios para trazer à tona as forças das pessoas. Oitos concordam com o ditado “Dê a uma pessoa um peixe e ela comerá por um dia. Mas ensine-a como pescar, e ela poderá se alimentar pelo resto da vida.” Oitos sabem que isso é verdade porque eles já ensinaram muitas vezes a si mesmos “como pescar”. Eles têm “arranque automático” e apreciam atividade construtiva – construindo si mesmos, os outros, e seu mundo.

Oitos ocasionalmente assumem grandes desafios para ver se conseguem fazer o impossível ou fazer de uma causa sem esperança um grande sucesso. Mas geralmente eles não fazem isso a não ser que tenham certeza de que as probabilidades estejam do seu lado ou de que têm recursos para fazer o impossível e fazer parecer fácil. Outros os procuram em tempos de crise porque sabem que Oitos estão dispostos a tomarem decisões duras e a resistir quando as coisas dão errado.

Honra é algo importante para os Oitos porque sua palavra é sua obrigação. Quando eles dizem “Você tem minha palavra nisso.” eles realmente estão falando a verdade. Oitos querem ser respeitados, e Oitos saudáveis também estendem respeito aos outros, afirmando a dignidade de qualquer pessoa com que cruzam. Eles reagem fortemente quando vêem alguém sendo explorado ou sendo tratado de maneira humilhante ou degradante. Eles irão intervir e acabar com uma briga para proteger o fraco ou em desvantagem ou para “igualar o placar” por aqueles que em sua visão foram prejudicados. Similarmente, Oitos não hesitarão em dar seus lugares no trem para uma pessoa idosa ou doente, mas teriam que ser arrastados fisicamente se alguém tentasse fazê-los saírem do lugar sem o seu consentimento.

Pouca coisa sobre o Oito é indiferente. Eles têm sentimentos e impulsos poderosos, e muitas vezes têm um enorme impacto nas pessoas a sua volta – para o bem e para o mal. Oitos são mais intensos e diretos do que a maioria, e eles esperam que os outros tenham essas qualidades também. Qualquer maneira de ser indireto deixa-os loucos, e eles continuarão a pressionar e aumentar seu nível de energia até que sintam que os outros tenham respondido suficientemente.

Muitos Oitos têm algum tipo de sonho para si mesmos e seu “círculo interno”, e sendo as pessoas de mente prática que são, isso muitas vezes envolve projetos lucrativos, negócios arriscados, filantropia, e coisas assim. Eles podem começar e dirigir seu próprio negócio, ou “set someone else up in a situation” ou simplesmente jogar na loteria regularmente. Nem todos os Oitos têm muito dinheiro, mas a maioria está procurando por algum tipo de “grande chance” que lhes daria a independência, o respeito, e o senso de poder que eles tipicamente querem. Eles podem também ser altamente competitivos, apreciando os desafios e riscos de suas próprias iniciativas.

Eles trabalham duro e são pragmáticos – “ásperos individualistas”, e vão atrás de seus interesses agressivamente, sempre pensando em um novo ângulo, constantemente têm um novo projeto a caminho.

Oitos menos saudáveis podem tornar-se extremamente controladores, dando muita importância a si mesmos, sendo confrontacionais, e altamente territoriais. Eles podem responder aos outros sendo fanfarrões e voluntariosos, blefando e usando seu poder e influência de diversas maneiras. Oitos Médios são cheios de arrogância e vanglória para fazer com que os outros concordem com seus planos, desejos, e ainda que encontrem resistência, tentarão controlar e dominar as pessoas mais aberta e agressivamente. Quer estejam dirigindo uma empresa multinacional ou uma família de duas pessoas, eles querem que esteja entendido que eles estão firme e claramente no comando.

Em breve, Oitos querem ser auto-suficientes, provar sua força e independência, ser importante em seu mundo, ter um impacto em seu ambiente, ter a lealdade inquestionável de seu círculo íntimo, e estar em controle de sua situação.
Oitos não querem se sentir fracos e vulneráveis, fora de controle, serem dependentes dos outros, ter suas decisões ou autoridade questionadas por outros, perder o apoio dos outros, ou ser surpreendidos pelas ações inesperadas dos outros.

Seu Lado Oculto
Oitos apresentam uma imagem dura e independente para o mundo, mas por trás de sua vanglória e camadas de armadura, existe vulnerabilidade e medo. Oitos são afetados pelas reações daqueles mais próximos a eles muito mais do que gostam de demonstrar. Muitas vezes eles esperam que os outros não gostem deles ou os rejeitem, e por isso são profundamente tocados, até sentimentais, quando sentem que alguém de quem gostam realmente os entende e os ama. Oitos podem aprender a se endurecer contra querer ou esperar ternura, mas eles nunca são inteiramente bem sucedidos. Não importa o quão duros, até beligerantes, eles possam se tornar, seu desejo por cuidado e conexão não consegue nunca ser completamente excluído da consciência.

Questões de Relacionamento
Oitos são freqüentemente procurados como parceiros porque aparentam ser tão confiantes, capazes e fortes. Os outros se sentem seguros devido à sua consistência e sentem que o Oito oferecerá proteção e estabilidade no relacionamento. (Quando os Oitos estão saudáveis, isso é verdadeiro.) Os Oitos também transpiram muito carisma – eles têm uma tremenda energia instintiva e muitas pessoas sentem-se atraídas por sua intensidade. Entretanto, outras pessoas podem se assustar pelas mesmas qualidades nos Oitos, e quando os Oitos expressam sua energia muito fortemente, eles muitas vezes criam problemas em seus relacionamentos. Alguns dos principais pontos problemáticos incluem os seguintes:
• tornarem-se egocêntricos e sem interesse nos sentimentos e problemas do outro, por sentirem-se sobrepujados por seus próprios sentimentos;
• reagirem exageradamente ao que entendem como rejeição, retraindo-se ou perdendo a calma;
• pressionarem os outros para receber uma resposta mais “genuína”;
• tornarem-se distantes e emocionalmente indisponíveis quando incomodados;
• tornarem-se possessivos e ciumentos do parceiro;
• verem o outro como um inferior, que pode ser moldado e direcionado; não respeitando o parceiro como igual;
• demonstrando questões psicológicas difíceis em ataques de raiva, farras ou atos de vingança.

A Paixão: Luxúria
Oitos querem se sentir intensamente vivos: eles amam o senso de urgência que obtêm engajando-se inteiramente com a vida. Não têm muita paciência com respostas mornas ou ações indiferentes dos outros. Mas esse desejo de ser vigoroso e vivo pode facilmente deteriorar-se em uma necessidade de estar constantemente “empurrando contra” o mundo – e especialmente contra outras pessoas. Oitos criam o hábito de se forçarem e sua influência, aumentando a intensidade das situações para que se sintam mais reais e mais vivos. Eles ficam como uma pessoa tentando agressivamente abrir uma porta que abre silenciosamente. Infelizmente, essa abordagem da vida muitas vezes oprime as outras pessoas, que então evitam o Oito, o que pode levar a um estresse severo e até a um colapso físico do próprio Oito.

No Seu Melhor
Oitos saudáveis combinam sua força e energia naturais com a tomada de decisões ponderada e criteriosa, e uma disposição maior de estar emocionalmente aberto e disponível para os outros. Eles são amigos leais e farão qualquer sacrifício necessário para o bem-estar daqueles que amam. Eles não sentem nenhuma necessidade de testar suas vontades contra os outros: eles estão tão equilibrados e fundamentados em si mesmos que não existe necessidade de constantemente se auto-afirmarem e muito menos de controlarem qualquer outra pessoa. Assim, eles mesmos têm uma maior paz interna e podem, portanto, ser enormes fontes de apoio e força para outros. Saber que podem ser uma fonte poderosa de bênçãos nas vidas dos outros enche os Oitos com um sentimento profundo de realização e um tipo de orgulho benevolente da sua habilidade de ter um impacto positivo no mundo e nos outros.
Oitos “altamente funcionais” são verdadeiramente heróicos, aprendendo a controlar a si mesmos e à suas paixões. Eles têm um coração grande, são piedosos, tolerantes, conduzindo os outros com sua força. Corajosos e fortes, mas também gentis e humildes – dispostos a se colocar em risco pela justiça e pela lealdade. Oitos “altamente funcionais” têm a visão, compaixão e coração para serem uma tremenda influência para o bem no mundo.

Dinâmicas e Variações de Personalidade


Integração (Oito vai para Dois Saudável)
Á medida que os Oitos começam a reconhecer sua poderosa armadura emocional e vêem o quanto isso os isola desnecessariamente, eles naturalmente se tornam mais emocionalmente expressivos e generosos, como Dois “altamente funcionais”. Por trás de seu impulso por auto-proteção e independência, Oitos têm coração grande e instinto generoso. Uma vez que se sentem suficientemente seguros para baixarem sua guarda, eles descobrem o quanto gostam das pessoas e o quanto querem apoiar os outros. Resumindo, eles querem ser uma fonte de bem para o mundo e expressar seu amor – e no Dois, eles fazem isso. Como permanecem sendo Oitos, seu amor é expresso em maneiras palpáveis que realmente ajudam e apóiam as pessoas. É um amor livre de opinião, grude, ou motivos ocultos, e através dele, os Oitos encontram o senso de autorização e dignidade que eles estiveram procurando.

Oitos Sexuais: Assumindo o Controle
Oitos Sexuais são carismáticos e emocionalmente intensos: eles parecem “arder sem chama”. Esses Oitos buscam intensidade através de relacionamento, e os altos e baixos de suas vidas são muitas vezes vistos em termos de relacionamento. O Oito Sexual quer “carimbar” a pessoa amada, deixar sua marca. Estejam eles lidando com interesses românticos ou engajados em outras atividades, eles gostam da excitação do estímulo intenso e podem tornar-se viciados em adrenalina. Muitas vezes veneram as pessoas por quem estão apaixonados, mas eles podem desenvolver problemas por pensar o outro como uma criança que eles querem formar e desenvolver. Muito disso vem de querer que o parceiro seja forte o suficiente para que o Oito Sexual possa relaxar e se entregar. Assim, eles podem provocar sua pessoa amada em um esforço de testar sua força ou de construí-la. Similarmente, eles gostam de ser desafiados pelo outro, mas isso pode deteriorar em uma luta por dominância no relacionamento. Eles podem recorrer a argumentos ou disputa verbal como um modo de intensidade estimulante no relacionamento. Oitos Sexuais também podem sentir como se “possuíssem” seu parceiro íntimo – como se tivessem um direito de satisfação à hora que precisarem.

Oitos Sociais: Gosto e Camaradagem
Oitos Sociais gostam de “viver extravagantemente”, e como o nome sugere, engajar-se inteiramente com o mundo. Amizade e lealdade são valores principais para eles, e eles estão dispostos a fazer grandes sacrifícios pelas pessoas e causas com que se importam. Ao mesmo tempo, esperam que os outros com quem tenham se ligado sejam igualmente leais com eles. (Nesse aspecto, podem assemelhar-se aos Seis, embora sua energia seja maior e mais direta que a dos Seis) Muitas vezes, Oitos Sociais reunirão um grupo de amigos em volta deles, agindo, não oficialmente, como o presidente do grupo – o “rei” ou “rainha”. Eles gostam de conversas sobre esportes, política, rock, ou os últimos acontecimentos de sua novela favorita – qualquer assunto sobre o qual eles possam declarar opiniões ousadamente e debater. Oitos Sociais gostam da provocação e energia de um desacordo sobre esses assuntos, e ficam muitas vezes surpresos ao saber que outras pessoas podem ficar magoadas ou oprimidas pela força de suas opiniões. Nesses momentos, eles podem tentar “baixar seu tom”, mas eles normalmente acham isso um acerto desconfortável. Com mais freqüência, eles buscam amigos que eles vêem como fortes e independentes, que agüentam um pouco de aspereza e não serão oprimidos por eles. Oitos Sociais menos saudáveis têm problemas em fazer promessas às pessoas que eles nem sempre podem cumprir. Enganar os outros e exagerar situações podem fazer parte do contexto.

Fonte: http://www.enneagraminstitute.com/
Tradução: Ju

Tipo Cinco

Tipo CINCO: O Investigador

Reconhecendo CINCOS:

O Tipo Cinco exemplifica o desejo humano de entender, de olhar abaixo da superfície das coisas, e de chegar a um conhecimento mais profundo da realidade. Cincos preferem a vida da mente, tanto como uma maneira de entender o mundo e – dado o poder ilimitado da imaginação – como uma maneira de escapar de aspectos da realidade. Não seria forçado dizer que para muitos Cincos, o mundo interno da mente e da imaginação é mais real e vívido que o mundo externo. Cincos tendem a ter uma experiência e depois passar várias horas, dias – até anos – entendendo-a e seu contexto mais amplo. Cincos são também altamente inovadores e inventivos. Eles amam brincar com conceitos, derrubando as maneiras aceitas de fazer as coisas. Isso pode produzir trabalhos e descobertas
extremamente valiosos, práticos e originais, ou simplesmente entretê-los por muitas horas sem resultados práticos.

Cincos são realmente os mais independentes e idiossincráticos dos tipos de personalidade, as pessoas que poderiam ser mais apropriadamente chamadas de “solitário” ou “excluído”. São as pessoas que realmente “marcham em um ritmo diferente”, seguindo seus interesses e curiosidades a qualquer lugar que suas investigações possam levá-los. Alguns Cincos podem parecer completamente estranhos para as pessoas, enquanto outros mantêm sua “estranheza” mais abaixo da superfície. Em ambos os casos, Cincos são intensamente determinados a seguir as questões e idéias que os fascinam: tanto que relacionamentos e considerações financeiras podem tornar-se sem importância para eles.

Essas qualidades resultam de uma habilidade extraordinária de focalizar sua atenção.



Cincos ficarão com um problema ou uma questão que os fascina até que ela seja resolvida, ou até que descubram que ela é insolúvel. Tédio lhes é inimaginável, pois existem tantas coisas fascinantes para explorar, entender e imaginar. O lado negativo é que a sua capacidade de concentração permite que eles fiquem profundamente absorvidos em seus complexos mundos internos, algumas vezes ao ponto de esquecerem o mundo ao seu redor ou até de cuidarem de si mesmos.

Assim, Cincos podem se envolver no trabalho, leitura, ou em seus próprios pensamentos com tal profundidade que freqüentemente estão atrasados para reuniões e não escutam ligações telefônicas. Eles se esquecem de comer ou de cuidar-se fisicamente de modo adequado. Eles podem viver de refrigerantes e doces, ou ficarem acordados a noite toda escrevendo uma história ou tentando resolver um problema interessante. Eles podem ficar debruçados no computador por horas, ou desaparecer nas pilhas de livros da biblioteca local, apenas para emergir 5 minutos antes do fechamento com os braços cheios de livros enquanto vão em direção à próxima cafeteria para continuar a ler.

Mas isso não significa que Cincos sempre querem estar sozinhos ou que eles não possam ser excelente companhia quando estão com outras pessoas. Quando Cincos encontram alguém cuja inteligência e interesse eles respeitam, eles são invariavelmente conversadores e sociáveis. Cincos amam dividir seus conhecimentos e perícia com qualquer um que aprecie o que eles têm para dizer. Eles também gostam de dividir seus achados com outros, e suas observações das contradições e absurdos da vida são freqüentemente servidas com um senso de humor excêntrico.

O Cinco pode ser o mais enriquecedor dos amigos, já que são uma mina de ouro de informações, especulações e opiniões, e idéias intensamente sentidas. Mas eles também podem ser o mais impenetrável dos enigmas, uma mente eriçada com energia e inteligência que sinaliza “Fique longe! Deixe-me sozinha para seguir meus pensamentos onde quer que eles me levem!”.



Cincos são o tipo de pessoa que os outros normalmente acham estranha, esquisita, e intrigante – sempre tem mais coisa acontecendo do que os olhos podem ver.

Em resumo, Cincos querem entender a realidade, possuir conhecimento, encontrar para si mesmos um nicho que outros ainda não tenham explorado, ser livre para explorar seus próprios mundos internos, ter isolamento e tempo suficiente para seus projetos, sentir-se confiante e capaz, e abalar as certezas inquestionadas dos outros. 

Cincos não querem sentir-se desinformados ou incapazes, ter sua competência questionada, aceitar respostas fáceis, ser invadido (ou “dirigido”), ser forçado a reagir antes de se sentir pronto, sofrer com a ignorância de outros, ou pedir ajuda.

Seu Lado Oculto
Dia após dia, mesmo os Cincos mais hábeis socialmente passam mais tempo sozinhos do que qualquer outro tipo. Todavia, Cincos precisam de companhia e conexão assim como todos os seres humanos. O problema é que os Cincos temem precisar do afeto e calor dos outros. É como se eles sentissem que pedir aos outros por qualquer coisa é arriscar uma maior imposição em sua própria liberdade e independência. Eles também acreditam que suas próprias necessidades são tão intensas que se algum dia elas fossem expressas ou até mesmo reconhecidas, seriam demais para os outros. Em alguns casos, eles podem até acreditar que suas necessidades causariam danos aos outros. No fundo, tudo que Cincos realmente querem é encontrar alguém seguro para se conectarem, mas temem que fazê-lo irá custar-lhes qualquer que seja o grau de competência e autoconfiança que eles tenham conquistado. Se Cincos incomodados sentem que sua área de mestria ou sua independência estão em risco, eles podem se retirar de um relacionamento – mesmo se eles realmente amam a pessoa que eles estão deixando.



Questões de Relacionamento
De todos os tipos, Cincos parecem ser mais capazes de viver sem relacionamentos significantes. Mas isso não significa que eles não querem um, apenas que eles geralmente são relutantes em comprometer muito sua abordagem de vida focalizada por um relacionamento. Quando eles encontram alguém que entende seu mundo, que aprecia seus interesses, e que ele respeita, Cincos são amigos, parceiros e amantes leais e apaixonados. Eles podem ser companhias fascinantes que estão constantemente introduzindo novas idéias para seus amigos e parceiros. Podem ser engraçados, afetuosos e altamente sexuais, mas eles não entram facilmente em relacionamentos. Eles permanecem em um equilíbrio inquieto entre o desejo por isolamento e o desejo por conexão significativa. Questões de relacionamento dos Cincos incluem as seguintes:
• Freqüentemente se sentem invadidos e, portanto, muita privacidade e muito tempo sozinho;
• Muitas vezes se sentem rejeitados, e recuam em relação às pessoas;
• Se sentem oprimidos pelas necessidades emocionais dos outros;
• Não expressam seus sentimentos ou dão apenas algumas “dicas” verbais ou não verbais parecendo, deste modo, reservados demais para as outras pessoas;
• Antagonizam ou minam a calma ou as crenças dos outros;
• Cortam contato com as pessoas, retirando-se em isolamento profundo, sentindo que são “venenosos” ou ruins para as pessoas.

A Paixão: Avareza (ou Acumulação)
Abaixo da imagem aparente de competência intelectual que Cincos apresentam para o mundo, esse tipo se sente pequeno e desamparado. Eles sentem-se como se não houvesse o suficiente deles mesmos para todo mundo e que as necessidades dos outros poderiam facilmente esgotá-los. Assim, Cincos procuram minimizar suas interações com outros e com o ambiente e agarrar-se a qualquer que sejam os recursos básicos que eles pensam que precisarão para “se virarem sozinhos”.



areza não é a avidez dos gulosos Setes; antes, é a falta de habilidade em ser aberto e generoso com si mesmo por medo de não ser suficiente. Outra maneira como a avareza é expressa em Cincos é no desejo de memorizar experiências e conhecimento. Cincos tentam segurar qualquer fragmento de informação potencialmente importante que eles tenham encontrado em suas mentes, acreditando que eventualmente eles saberão o suficiente para sentirem-se confiantes e capazes de lidar com qualquer situação possível.

Cincos saudáveis observam tudo com acuidade e discernimento extraordinários. Possuindo uma inteligência penetrante, eles têm a mente altamente curiosa e alerta: não deixam passar quase nada. Cincos saudáveis são capazes de se concentrar profundamente e muitas vezes notam coisas que outras pessoas provavelmente passariam reto, ou não tomariam como importantes. Eles exploram a realidade com um senso de admiração de criança e gostam de encontrar novas maneiras de perceber e fazer as coisas. Eles gostam de fazer perguntas, e com Cincos saudáveis, elas são freqüentemente as perguntas certas. Eles gostam de aprender e ficam animados pelo conhecimento, o que freqüentemente os leva a tornarem-se experts em algum campo. Devido a seu foco e atenção, Cincos saudáveis alcançam mestria do que quer que seja que os interesse.

No Seu Melhor
Cincos “altamente funcionais” tornam-se visionários e inventores, compreendendo amplamente o mundo e ao mesmo tempo penetrando-o profundamente. Eles têm a mente notavelmente aberta, entendendo as coisas precisamente e como um todo. Eles começam a sentir uma conexão profunda com os outros seres humanos e com o universo, e muitas vezes dedicam-se a usar suas habilidades para aliviar o sofrimento e a ignorância humanos. Eles podem contribuir com descobertas pioneiras de algo inteiramente novo para o enriquecimento da humanidade.



No seu melhor, Cincos combinam a sabedoria e o discernimento de suas mentes com coração e coragem de modos que realmente trazem algo novo e valioso para o mundo.


Dinâmicas e Variações de Personalidade


Sob Stress (Cinco vai para o Sete Médio)
Cincos normalmente lidam com dificuldades recuando para suas mentes, onde eles se sentem mais confiantes e no controle. Mas Cincos não podem recuar indefinidamente, e eventualmente eles precisam de estimulação e interação. Cincos também tendem a ser nervosos e tensos, então quando não existe saída para sua energia nervosa, ela se acumula, eventualmente se expressando em inquietação e hiperatividade. (Cincos podem ficar literalmente “sem descanso” – e freqüentemente desenvolvem insônia.) A ansiedade faz com que suas mentes superaqueçam, e pulem de um pensamento para o próximo. Muito do seu foco característico se torna disperso. Depois de ficar sozinho e concentrado por tanto tempo, eles começam a compensar fazendo atividades em excesso e mudando rapidamente de uma idéia ou experiência promissora para outra. Eles se tornam como uma pessoa faminta em um banquete, e seu comportamento disperso e hiperativo pode parecer com o de um Sete médio. Nesses momentos, Cincos normalmente quietos podem tornar-se muito tagarelas, impulsivos e irresponsáveis. Sua ansiedade adjacente é demonstrada em um comportamento compulsivo e até maníaco, de modos semelhantes à de Setes pouco saudáveis.

Segurança (Cinco vai para o Oito Médio)
Na maior parte das vezes, se os Cincos sentem que estão sendo invadidos ou a vontade dos outros está sendo imposta sobre eles, irão simplesmente se retirar silenciosamente se puderem ou se fechar em um silêncio desapegado e desdenhoso. Entretanto, com pessoas ou situações com as quais eles têm mais confiança, Cincos podem de repente arriscar-se a se comportar como um Oito médio, declarando energicamente seus limites e confrontando qualquer um ou qualquer coisa que os desagradar.



Eles se tornam irritáveis, argumentativos, e incansavelmente provocativos. Nessa circunstância, eles tomam uma posição dura, avisando a todos que não pode ser feito de bobo, mas de maneiras que muitas vezes fazem com que as pessoas reajam contra eles. Eles podem tornar-se dominadores, até agressivos, e ao mesmo tempo questionadores da competência dos outros.

Integração (Cinco vai para Oito Saudável)
Á medida que Cincos começam a entender o custo emocional do seu isolamento auto-imposto, eles começam a arriscar um contato mais profundo e completo consigo mesmo e com o mundo. Eles se tornam mais fundamentados, mais em contato com seus corpos e com sua energia vital, dando a eles mais confiança e solidez. À medida que esse processo se aprofunda, Cincos que estão se integrando naturalmente começam a expressar muitas qualidades do Oito saudável: eles demonstram liderança, coragem, sabedoria prática, e disposição em assumir responsabilidades. Eles vão de se sentir pequenos e impotentes para sentir-se fundamentados e capazes. Seu conhecimento e discernimento estão, então, a serviço de necessidades objetivas em seu mundo, e eles são procurados pelos outros como fontes de sabedoria, compaixão e força tranqüila.



Os Instintos

Cincos Auto-Preservacionais: Isolamento

Cincos auto-preservacionais são os Cincos mais introvertidos – os Cincos que mais provavelmente buscarão longos períodos de privacidade e solidão. O acúmulo do Cinco é focado nas áreas de recursos práticos, abrigo, e espaço pessoal. Cincos auto-pres. tentam descobrir com quão poucas necessidades de auto preservação eles conseguem subsistir, provavelmente concordando com a afirmação de Thoreau de que “Um homem é rico em proporção com aquilo que ele pode ficar sem.” São pessoas intensamente privadas, que parecem exigir poucos confortos, mesmo se tiverem uma riqueza pessoa substancial. Até certo ponto, eles apreciam a companhia de pessoas que eles confiam e gostam de dividir seu conhecimento com as pessoas. Também se pode contar com eles para seu senso de humor estranho e bizarro. Apesar de tudo, Cincos Auto-pres. precisam de muito tempo sozinhos para regenerar sua energia. Muitos escolhem viver sozinhos, ou se estão em uma parceria, exigem espaço pessoal (como um escritório ou um canto no porão) no qual outras pessoas, mesmo as que ele ama, não podem entrar. Eles também tendem a acumular objetos pessoais, estocando suas casas como castelos se preparando para um cerco. Apesar de poderem gostar e admirar outras pessoas, eles tentam manter seus relacionamentos poucos e simples, para que possam assim focalizar no que os interessa.



Cincos Sexuais: Esse é meu mundo
Cincos Sexuais focalizam seu acúmulo na área de relacionamentos íntimos. A combinação de instinto e tipo está em desigualdade aqui: a defesa do Cinco é recuar, enquanto o instinto sexual demanda intimidade e conexão. A maioria dos Cincos Sexuais vive em uma trégua desconfortável entre essas influências polares, mas eles buscam resolver essa tensão convidando lentamente potenciais amigos íntimos para seu próprio mundo secreto. Cincos Sexuais são primeiramente focalizados em sua imaginação, mas eles acreditam que a maior parte das pessoas acharia seus pensamentos e suas preocupações misteriosas e até mesmo assustadoras. No mínimo, têm certeza que os outros os achariam estranhos ou excêntricos. Apesar disso, eles querem dividir suas percepções e mundos ocultos e secretamente tem esperança de ter uma conexão profunda com uma única alma, um parceiro para a vida, que possa entendê-los e suas visões às vezes bizarras da realidade. Intimidade para eles implica encontrar outra pessoa que irá explorar os panoramas surreais de seu mundo interno. Eles também buscam em seu parceiro certo grau de ajuda para lidar com pessoas e com os negócios da vida. Eles esperam que seu parceiro interfira por eles e lhes dê confiança para navegar no mundo externo. Se Cincos Sexuais são desapontados no amor, eles podem recuar e se manterem desligados por longos períodos de tempo, até mesmo anos.



Cincos Sociais: O Especialista
Cincos Sociais focalizam sua avareza e acúmulo na esfera social, o que significa que eles socializam através de suas áreas particulares de domínio. Cincos se esforçam para dominar alguma habilidade ou corpo de conhecimento, e eles se relacionam com outros primeiramente através dessa área de mestria. Como os tipos sociais, os Cincos Sociais ficam mais confortáveis interagindo com as pessoas, mas seu esforço é largamente dependente de ter um contexto para estar em uma situação social. Eles precisam de uma tarefa ou função particular que lhes dá a confiança para interagir com as pessoas (por ex, ser o DJ em uma festa, ou ter um tópico de discussão específico em um evento social). Eles gostam de falar intensamente com outras pessoas que compartilham seus (algumas vezes esotéricos) interesses – seja pessoalmente ou pela internet. Cincos Sociais sentem que sua mestria é o que eles podem “trazer para a mesa”, já que eles tomam como tarefa aprender coisas de que outros podem precisar. Embora geralmente quietos, Cincos Sociais podem tornar-se conversadores se sua área de conhecimento é o tópico de conversa – tudo desde computação até trivia sobre filmes ou revista em quadrinhos está valendo. Cincos Sociais menos saudáveis podem se tornar elitistas, sentindo que os outros não são inteligentes o suficiente para entender seus pensamentos ou sua conversa. Eles podem também ser impetuosamente argumentativos, perdendo conexões sociais por reativamente provar que as idéias dos outros são inadequadas.



Fonte: http://www.enneagraminstitute.com/
Tradução: Ju