domingo, dezembro 05, 2010

Tipo Quatro

Tipo QUATRO: O Individualista


Reconhecendo QUATROS:
O Tipo Quatro exemplifica o desejo de sermos nós mesmos, de sermos reconhecidos por quem somos, e de conhecermos as profundezas dos nossos corações. De todos os tipos, os Quatros são os mais conscientes de seus próprios estados emocionais. Eles percebem quando se sentem chateados, ansiosos, atraídos por outra pessoa, ou qualquer outra combinação sutil de sentimentos. Eles prestam atenção às suas diferentes emoções cambiantes e tentam determinar o que seus sentimentos estão lhes dizendo sobre eles mesmos, os outros, e seu mundo. Quando Quatros estão mais equilibrados, sua primorosa sintonia com seus estados internos permite a eles descobrir profundas verdades sobre a natureza humana, ser testemunhas compassivas do sofrimento dos outros, ou ser profundamente honestos consigo mesmos sobre seus próprios motivos. Quando estão menos equilibrados, eles podem ficar perdidos em seus sentimentos, com os pensamentos excessivamente ocupados com reações emocionais, lembranças e fantasias, tanto positivas quanto negativas.

Quatros não são sutis e são expressivos, e eles são capazes de colocar em palavras sentimentos e estados que outras pessoas possam reconhecer, mas não conseguiriam expressar tão eloqüentemente. (“Aquele poema captura exatamente como eu me sentir ao sair de casa.”) Sendo emocionalmente honestos, e tomando o tempo para ver o que eles realmente sentem sobre as coisas, eles encorajam outros a olhar mais profundamente dentro de si mesmos.

Quatros também são pessoas que se importam muito com beleza e gosto. Muitos Quatros, por exemplo, estão envolvidos em atividades artísticas. Mesmo que não sejam eles mesmos artisticamente criativos, Quatros buscam arte, poesia, música, e outras expressões que eles acham belas, pois eles sentem que estas coisas revelam algo verdadeiro sobre eles mesmos e sobre a natureza humana.

Quatros muitas vezes se vestem de maneiras que acentuam seus próprios sensos de estilo pessoal, mas também de maneiras que simbolicamente deixam os outros sabendo como estão se sentindo (vestir-se completamente de preto ou em tons de violeta, por ex.). Da mesma maneira, eles tipicamente decoram suas casas com objetos e cores que evocam um forte senso de imagem e estado de espírito e refletem sentimentos pessoais e associações.

Acima de tudo, Quatros querem distinguir-se dos outros – eles querem sentir que seu gosto, sua auto-expressão e sua profundidade emocional são únicos. Assim, eles tendem a enfatizar todas as maneiras pelas quais eles não são como os outros – principalmente sua própria família. Eles querem profundamente saber quem são e que quem eles são é especial de alguma maneira. Serem elogiados ou ouvirem que são amados é legal, é claro, mas o que Quatros realmente querem é que os outros reconheçam e apreciem o padrão de qualidade que é único deles – o fato de que eles não são genéricos.

Devido a sua poderosa necessidade de se verem como diferentes dos outros, Quatros muitas vezes acabam se sentindo sozinhos e incompreendidos. Eles se tornam “forasteiros” criativos, e têm orgulho disso. Se estiverem trabalhando em um trabalho regular, eles encontrarão maneiras de colocar sua marca original em seu trabalho. Isso pode ir desde encontrar sua própria maneira de apresentar relatórios, a ter um estilo de design reconhecível, até decorarem seus escritórios de um modo que reflita seus gostos e sentimentos. Eles podem dirigir sua própria companhia (contanto que exista um componente criativo no seu trabalho e seja emocionalmente satisfatório), ou podem estar em uma profissão que faça uso de seu toque pessoal, como designer de roupas, advogado, ou um terapeuta de algum tipo. Quatros são muitas vezes artistas profissionais, escritores ou professores. Acima de tudo, Quatros querem que suas vidas sejam uma obra de arte.

Eles querem realizar algo belo apesar da solidão, sofrimento, e dúvidas de si mesmo, que eles sentiram tão freqüentemente.

Infelizmente, a necessidade do Quatro de ser diferente também pode levar à alienação e a uma tendência em ficarem absortos em sentimentos de perda, tristeza, e melancolia. Todos os nove tipos podem se sentir tristes, solitários, ou deprimidos, mas Quatros se sentem assim freqüentemente – mesmo quando não há nada em sua vida atual que cause estes sentimentos. Muitas vezes eles ficam convencidos de que esses sentimentos são mais reais e autênticos quando comparados com sentimentos mais passageiros de felicidade ou entusiasmo. De fato, Quatros começam a sentir que estão sendo as pessoas mais reais, as pessoas mais honestas, porque estão focando em desapontamento e tristeza. Em última instância, isso pode levá-los a nutrir e prolongar esses sentimentos dolorosos em si mesmos.

Em breve, Quatros querem expressar si mesmos e sua individualidade, criarem e se cercarem de beleza, manterem certos estados de espírito e sentimentos, se retrair e proteger suas vulnerabilidades, cuidar de necessidades emocionais antes de qualquer coisa, e atrair um ‘salvador” que irá entendê-los.

Quatros não querem restringir ou perder o contato com suas emoções, sentir-se comum, não ter sua individualidade reconhecida, ter seu gosto questionado, serem exigidos em cenários sociais, seguir regras e procedimentos impessoais, gastar tempo com pessoas que eles acreditam faltar gosto e profundidade emocional.

Seu Lado Oculto
Na superfície, Quatros podem parecer sofrer de dúvida crônica de si mesmos e extrema sensibilidade à reação dos outros a eles. Mas parte da razão para isso é que os Quatros muitas vezes mantêm uma imagem secreta, interna, de quem eles acham que poderiam ser. Eles têm uma idéia do tipo de pessoa que seria fantasticamente talentoso, socialmente adepto e intensamente desejado. Em resumo, Quatros acreditam que se de alguma maneira fossem diferentes de como são, eles seriam vistos e amados. Infelizmente, eles constantemente se comparam negativamente a esse eu idealizado secreto – o ‘eu fantasioso”. Isso dificulta muito aos Quatros apreciarem muitas das suas genuínas qualidades positivas pois elas nunca são tão maravilhosas quanto sua fantasia. Muito do crescimento para o tipo Quatro envolve deixar esse eu secreto idealizado para que possam ver e apreciar quem eles realmente são.

Questões de Relacionamento
Como os românticos do Eneagrama, Quatros focam uma boa parte do seu tempo e atenção em seus relacionamentos. Quatros altamente funcionais são sensíveis aos outros – especialmente aos sentimentos dos outros – e apreciam qualquer tipo de troca pessoal autêntica. São excelentes ouvintes e dão toda sua atenção quando alguém com quem se importam está tentando se expressar. Infelizmente, Quatros também tendem a ficar presos em suas próprias reações e dramas emocionais. Quando isso acontece, eles têm dificuldade de ver os outros ou ouvi-los objetivamente. Suas fortes reações emocionais podem dificultar-lhes a manutenção de conexões interpessoais. Quatros tendem a ter os seguintes problemas nos relacionamentos:
 Tornam-se absortos em si mesmos e desinteressados nos sentimentos e problemas dos outros por sentirem-se oprimidos por seus próprios sentimentos
Idealizam parceiros em potencial, e aí se sentem decepcionados uma vez que os conhecem – muitas vezes desvalorizando-os e rejeitando-os.
Colocam grandes expectativas de apoio e ‘sustento’ no parceiro
Ficam mal-humorados e temperamentais – fazendo os outros “pisarem sobre ovos”.
Sonegam atenção e afeto para punirem os outros.
Imaginam que os outros têm opiniões sobre ele piores do que ele mesmo – sendo irritáveis e hipersensíveis a qualquer desfeita.

A Paixão: Inveja
Em algum nível, Quatros acreditam que falta a eles algo que as outras pessoas parecem ter. Sentem que algo está errado com eles ou com seus relacionamentos, e eles começam a estar agudamente conscientes do que não está funcionando em suas vidas. Naturalmente, dado este estado de espírito, é difícil para os Quatros sentirem-se bem consigo mesmo ou apreciar as coisas boas em seu mundo.
Quatros acertadamente percebem que existe algo de inadequado e incompleto no ego, mas eles incorretamente presumem que eles são os únicos que sofrem desse problema. Quatros adquirem então o hábito de se compararem aos outros, concluindo de algum modo que eles ‘pegaram o palito mais curto”. Quatros sentem que eles foram destacados pelo destino por maus tratamentos, azar, relacionamentos insatisfatórios, deficiência dos pais, e sonhos despedaçados. É quase um choque para muitos Quatros descobrir que outras pessoas sofreram tanto ou até mais do que eles. Isso não significa que os Quatros não tenham sofrido ou que seus passados dolorosos não têm conseqüências. Mas v precisam ver como eles perpetuam seu próprio sofrimento, focando continuamente em velhas feridas ao invés de verdadeiramente processarem essas mágoas e desapegarem delas de uma maneira que permitisse a eles se curarem.


No Seu Melhor
Quatros saudáveis empenham-se para serem verdadeiros com eles mesmos. Eles são emocionalmente honestos e não têm medo de se revelarem para os outros, mesmo com os “podres”. Eles combinam auto-ciência e introspecção, com grande força e resistência emocionais. Eles trazem uma sensibilidade intensificada para suas experiências e são capazes de compartilhar com os outros as sutilezas de seu mundo interior. Isso convida os outros a fazer o mesmo.


Eles são altamente intuitivos e criativos e acrescentam um toque pessoal, humano, a qualquer coisa em que estejam envolvidos. Eles tratam os outros com gentileza, tato e descrição. Eles podem ser maravilhosamente expressivos com uma visão irônica, espirituosa, da vida e de si mesmos, muitas vezes encontrando humor em suas próprias manias e contradições. Eles trazem um senso de beleza, refinamento, e riqueza emocional para dentro da vida das pessoas.
Assim, Quatros altamente funcionais são profundamente criativos, expressando o pessoal e o universal, possivelmente através da arte, mas também em seu dia-a-dia. Eles estão em contato com a natureza sempre mutante da realidade e são inspirados por ela. Quatros altamente funcionais são capazes de renovar-se e regenerar-se repetidamente, transformando até suas experiências mais dolorosas em algo belo e significativo do qual os outros podem se beneficiar também. Eles têm um profundo senso de “permitir” e eles são capazes de manter até mesmo os sentimentos mais dolorosos com compaixão e sensibilidade – sejam os seus próprios ou os de alguma outra pessoa.

Dinâmicas e Variações de Personalidade




Sob Stress (Quatro vai para o Dois Médio)
Quatros tentam defender seus sentimentos magoados (e ganhar atenção) retraindo-se das pessoas e sonegando sua própria afeição e atenção. Eles podem reconhecer em algum nível, entretanto, que suas tempestades emocionais e retraimento estão afastando as pessoas que mais os apóiam. Quatros então vão atrás de restabelecer suas conexões e reassegurar-se que seu relacionamento ainda está firme. Mas por estarem reagindo por stress, Quatros podem compensar em demasia tentando ganhar os outros, fazendo favores ou, mais sombriamente, por manipulação e criação de dependência, tudo como um Dois Médio a Não Saudável. Para fazer isso, eles ficam continuamente falando do estado do relacionamento com a outra pessoa e tentam se fazer mais necessários. Favores, ajuda, e relembrar os outros de seu apoio são parte do quadro. Quatros perturbados tornam-se também mais possessivos das pessoas amadas, não querendo deixá-los fora de sua vista por muito tempo, como Dois menos saudáveis.


Segurança (Quatro vai para Um Médio)
Com pessoas íntimas confiáveis, ou em situações nas quais Quatros sentem-se auto-confiantes, eles podem arriscar serem mais controladores e críticos dos outros. Sua frustração com os outros e o sentimento de decepção com a maneira como os outros estão se comportando (especialmente em relação a eles) finalmente sai à tona. Quatros podem tornar-se impacientes e críticos, demandando que as pessoas atendam seus exigentes padrões, constantemente apontando como os outros cometeram erros. Nada sobre a outra pessoa (que eles podem ter idealizado e considerado como seu tão esperado “salvador”) agora os satisfaz ou lhes dá muito prazer ou esperança. Tudo sobre a outra pessoa e sua situação se torna irritante e chato, e eles parecem não conseguir tirar os erros dessa pessoa da cabeça.


Quatros nesse estado podem também compensar suas emoções ásperas conduzindo-se em excesso, sentindo que são preguiçosos ou improdutivos se não estiverem constantemente trabalhando ou melhorando.


Integração (Quatro vai para o Um Saudável)
Á medida que Quatros tornam-se mais cientes de sua tendência de remoer e fantasiar sobre suas várias mágoas e decepções, eles também se tornam cientes do custo para si mesmos deste jeito de ser. À medida que relaxam e aceitam a si mesmos mais profundamente, eles gradualmente se tornam livres de seu constante turbilhão emocional e de sua necessidade de manter crises emocionais ou de se “mimar” como preço de consolação por não realizarem seu potencial. Gradual e naturalmente, tornam-se mais objetivos, fundamentados e práticos, como Uns saudáveis. Eles também se tornam mais realistas e capazes de operar no mundo real. Sem impor disciplinas e expectativas severas a si mesmos, Quatros em integração querem tornar-se envolvidos em questões além de si mesmos, como em trabalho comunitário, política, ambiente, ou em qualquer trabalho que valha a pena engajar suas mentes e corações. Em algum nível, eles escolhem não mais se “mimar”, mas viver dentro das restrições da realidade. Quando fazem isso, descobrem que as recompensas e os prazeres – e sua criatividade – são muito mais profundos e satisfatórios.


Os Instintos em Breve
 

Quatros Auto preservacionais: o Sensualista
Quatros auto preservacionais focam sua inveja e hipersensibilidade em suas preocupações sobre seu ambiente imediato e na sua busca por conforto físico. Tentam lidar com questões emocionais cercando-se do máximo de luxo e beleza que puderem bancar, se “mimando” com suas comidas favoritas, e dando a si mesmos “prêmios de consolação” por seu sofrimento. Eles podem estar decepcionados com uma situação no trabalho ou um relacionamento deficiente, e então ficam acordados até tarde bebendo conhaque caro e assistindo o filme favorito. Quatros auto preservacionais são particularmente sensíveis a questões de conforto – a temperatura de um aposento, a qualidade da iluminação, a umidade ou falta dela, o tempo – tudo produz respostas emocionais poderosas. Quatros auto preservacionais ficam frustrados porque o ambiente está insuficientemente em harmonia com suas necessidades pessoais. Tentativas de controlar o ambiente e “mimos” para si mesmos como comidas ricas, bebidas, drogas, ou outras sensações sensuais podem exaurir Quatros auto preservacionais, deixando-os incapazes de funcionar bem fora de seu próprio mundo estreito.


Quatros Sexuais: Paixão
Quatros sexuais focam sua inveja e hipersensibilidade em seus relacionamentos íntimos. São talvez o tipo mais emocionalmente intenso do Eneagrama, o que é tanto seu dom quanto sua potencial ruína. Eles possuem capacidade e desejo de intimidade profunda, e eles obtêm enorme compreensão da natureza humana através dos altos e baixos de sua vida romântica. Eles têm uma qualidade taciturna que pode ser atraente e misteriosa ou, em alguns momentos, surpreendentes para outros. Quatros sexuais despejam sua energia e atenção nos objetos de sua afeição, muitas vezes ficando apaixonados ou até obcecados, algumas vezes após apenas um encontro. Química sexual desencadeia sua imaginação poderosa, levando-os a criar enormes expectativas de parceiros potenciais. Quatros sexuais tendem a ser atraídos para pessoas que possuem qualidades e talentos que eles acreditam que não têm. Eles querem se completar associando-se ou fundindo-se com a pessoa estimada. Mas isso quase nunca funciona, então podem também acabar invejando e ressentindo seu parceiro romântico por não intencionalmente lembrá-los daquilo que eles acham que falta neles. De qualquer modo, Quatros sexuais atravessam enormes alterações de sentimento em relação aos amados – tudo desde idolatria até ódio desenfreado. Em geral, este tipo está ciente destes sentimentos, inclusive os sombrios, e encontra maneiras de expressá-los, ás vezes de modos autodestrutivos.



Quatros Sociais: O Forasteiro
Quatros sociais focam sua inveja e hipersensibilidade no reino social; assim, são pessoas que desejam profundamente pertencer, fazer parte de uma “turma popular”, com um estilo de vida fascinante, mas que muitas vezes temem não estar à altura disso. Quatros Sociais tendem a ser mais extrovertidos que os Quatros dos outros dois instintos e podem parecer Dois ou Setes. Quatros sociais podem ser engraçados, usando humor divertido, irônico, para passar uma idéia ou simplesmente para estimular a conversa. Eles gostam de expressar sua individualidade e senso de estilo de um modo mais público, embora sempre tentem esconder a extensão dos seus sentimentos de inadequação ou vergonha. Quatros sociais podem trabalhar duro para desenvolver uma persona pública através da qual podem comunicar as profundidades de seus sentimentos, mas essa pessoa normalmente é mais fascinante e livre do que o jeito como eles realmente se sentem. Quatros sociais estão agudamente cientes do artifício de sua persona, mas usam mesmo assim como uma maneira de encontrar algum sentido de pertencimento e envolvimento no mundo. Quando estão mais perturbados, Quatros sociais temem a humilhação social a tal grau que podem se retrair da maior parte do contato social, tornando-se isolados e reclusos. Podem também desenvolver um estilo pessoal cultivado para mostrar ao mundo o quão feridos e diferentes eles se sentem.


Fonte: http://www.enneagraminstitute.com/
Tradução: Ju