segunda-feira, abril 26, 2010

Os 10 mandamentos do eneagrama

1) Procurarás o Eneagrama apenas quando sentires necessidade de conhecer a ti mesmo e tiveres experimentado o desejo de crescer e ser mais feliz!

2) Utilizarás o Eneagrama como um instrumento de autoconhecimento! – deixa que as pessoas a quem queres bem e que gostarias que também conhecessem este método, façam a sua experiência de auto-descoberta! Não rotularás ninguém!

3) Cultivarás o teu crescimento pessoal, por teres entendido o Eneagrama como a prova de que podes ser diferente e por saberes que, se não podes ter a liberdade de ser aquilo que queres, podes ser livre com aquilo que és! Nunca usarás o Eneagrama como ‘bengala’ para justificar tuas atitudes!

4) Farás da aceitação daquilo que és a meta maior do teu trabalho de crescimento, pois aí está o segredo primeiro da felicidade, se entenderes que amando tuas sombras elas serão redimidas!

5) Usarás os conhecimento do Eneagrama para compreender melhor as outras pessoas e amá-las mais, por entenderes que cada uma é diferente e por saberes as razões de suas limitações!

6) Respeitarás a pessoa humana incondicionalmente, não importa o ‘Tipo de Personalidade’ que ela seja, pois cada pessoa é sagrada e única e nada te dará o direito de fazeres julgamentos morais ou comparações!

7) Guardarás um respeito sagrado pelo ritmo de crescimento de cada pessoa, sabendo que o Eneagrama não te permite fazer cobranças nem atacar ninguém!

8) Entenderás que o bom relacionamento interpessoal depende muito mais do amadurecimento do que do ‘Tipo de Personalidade’ e que qualquer relacionamento é possível desde que haja abertura, amadurecimento e acima de tudo amor!

9) Recordarás todos os dias que o Eneagrama não faz milagres e que o conhecimento não dispensa o caminho pessoal que precisas fazer com teus próprios pés, assim como um bom mapa não te dispensa de empreender a viagem para chegar onde queres!

10) Lembrarás a cada momento de tua vida que és humano e, como tal, tens limitações e és sujeito a problemas, dificuldades e recaídas... consciente de que a pessoa madura não deixou de ter problemas mas apenas vai aprendendo a lidar com eles... e acima de tudo experimentarás que Deus que te conhece, te aceita e te ama do jeito que és!


Domingos Cunha, CSh.

domingo, abril 25, 2010

Eneagrama tipo 1 parte 2

Eneagrama tipo 1

Eneagrama tipo 9

Eneagrama tipo 8

Eneagrama tipo 7

Eneagrama Tipo 6

Eneagrama tipo 5


Eneagrama tipo 4

Eneagrama tipo 3

Eneagrama tipo 2

Introdução ao eneagrama 2

Introdução ao eneagrama