Tipo OITO: O Desafiador
Reconhecendo OITOS:
O Tipo Oito exemplifica o desejo de ser independente e de cuidar de si mesmo. Oitos são assertivos e apaixonados pela vida, encarando-a de frente com autoconfiança e força. Eles aprenderam a se defender sozinhos e têm uma atitude de “eu posso fazer”, cheia de recursos. Eles são determinados a ser auto-suficientes e livres para seguirem seu próprio destino. Assim, Oitos são líderes naturais: honrados, autoritários e decididos, com uma presença sólida e comandante. Eles tomam iniciativa e fazem as coisas acontecerem, protegendo e provendo para as pessoas em suas vidas, e ao mesmo tempo dando apoio moral aos outros para que possam se virar sozinhos. Eles incorporam consistência e coragem, usando seus talentos e visão para construir um mundo melhor para todos dependendo do alcance da influência.
Mais do que tudo, Oitos são pessoas de visão e ação. Eles podem pegar o que parece uma casca de um prédio inútil e arruinada, e a transformar em uma linda casa, ou escritório, ou hospital. Da mesma forma, eles vêem possibilidades nas pessoas, e eles gostam de oferecer incentivos e desafios para trazer à tona as forças das pessoas. Oitos concordam com o ditado “Dê a uma pessoa um peixe e ela comerá por um dia. Mas ensine-a como pescar, e ela poderá se alimentar pelo resto da vida.” Oitos sabem que isso é verdade porque eles já ensinaram muitas vezes a si mesmos “como pescar”. Eles têm “arranque automático” e apreciam atividade construtiva – construindo si mesmos, os outros, e seu mundo.
Oitos ocasionalmente assumem grandes desafios para ver se conseguem fazer o impossível ou fazer de uma causa sem esperança um grande sucesso. Mas geralmente eles não fazem isso a não ser que tenham certeza de que as probabilidades estejam do seu lado ou de que têm recursos para fazer o impossível e fazer parecer fácil. Outros os procuram em tempos de crise porque sabem que Oitos estão dispostos a tomarem decisões duras e a resistir quando as coisas dão errado.
Honra é algo importante para os Oitos porque sua palavra é sua obrigação. Quando eles dizem “Você tem minha palavra nisso.” eles realmente estão falando a verdade. Oitos querem ser respeitados, e Oitos saudáveis também estendem respeito aos outros, afirmando a dignidade de qualquer pessoa com que cruzam. Eles reagem fortemente quando vêem alguém sendo explorado ou sendo tratado de maneira humilhante ou degradante. Eles irão intervir e acabar com uma briga para proteger o fraco ou em desvantagem ou para “igualar o placar” por aqueles que em sua visão foram prejudicados. Similarmente, Oitos não hesitarão em dar seus lugares no trem para uma pessoa idosa ou doente, mas teriam que ser arrastados fisicamente se alguém tentasse fazê-los saírem do lugar sem o seu consentimento.
Pouca coisa sobre o Oito é indiferente. Eles têm sentimentos e impulsos poderosos, e muitas vezes têm um enorme impacto nas pessoas a sua volta – para o bem e para o mal. Oitos são mais intensos e diretos do que a maioria, e eles esperam que os outros tenham essas qualidades também. Qualquer maneira de ser indireto deixa-os loucos, e eles continuarão a pressionar e aumentar seu nível de energia até que sintam que os outros tenham respondido suficientemente.
Muitos Oitos têm algum tipo de sonho para si mesmos e seu “círculo interno”, e sendo as pessoas de mente prática que são, isso muitas vezes envolve projetos lucrativos, negócios arriscados, filantropia, e coisas assim. Eles podem começar e dirigir seu próprio negócio, ou “set someone else up in a situation” ou simplesmente jogar na loteria regularmente. Nem todos os Oitos têm muito dinheiro, mas a maioria está procurando por algum tipo de “grande chance” que lhes daria a independência, o respeito, e o senso de poder que eles tipicamente querem. Eles podem também ser altamente competitivos, apreciando os desafios e riscos de suas próprias iniciativas.
Eles trabalham duro e são pragmáticos – “ásperos individualistas”, e vão atrás de seus interesses agressivamente, sempre pensando em um novo ângulo, constantemente têm um novo projeto a caminho.
Oitos menos saudáveis podem tornar-se extremamente controladores, dando muita importância a si mesmos, sendo confrontacionais, e altamente territoriais. Eles podem responder aos outros sendo fanfarrões e voluntariosos, blefando e usando seu poder e influência de diversas maneiras. Oitos Médios são cheios de arrogância e vanglória para fazer com que os outros concordem com seus planos, desejos, e ainda que encontrem resistência, tentarão controlar e dominar as pessoas mais aberta e agressivamente. Quer estejam dirigindo uma empresa multinacional ou uma família de duas pessoas, eles querem que esteja entendido que eles estão firme e claramente no comando.
Em breve, Oitos querem ser auto-suficientes, provar sua força e independência, ser importante em seu mundo, ter um impacto em seu ambiente, ter a lealdade inquestionável de seu círculo íntimo, e estar em controle de sua situação.
Oitos não querem se sentir fracos e vulneráveis, fora de controle, serem dependentes dos outros, ter suas decisões ou autoridade questionadas por outros, perder o apoio dos outros, ou ser surpreendidos pelas ações inesperadas dos outros.
Seu Lado Oculto
Oitos apresentam uma imagem dura e independente para o mundo, mas por trás de sua vanglória e camadas de armadura, existe vulnerabilidade e medo. Oitos são afetados pelas reações daqueles mais próximos a eles muito mais do que gostam de demonstrar. Muitas vezes eles esperam que os outros não gostem deles ou os rejeitem, e por isso são profundamente tocados, até sentimentais, quando sentem que alguém de quem gostam realmente os entende e os ama. Oitos podem aprender a se endurecer contra querer ou esperar ternura, mas eles nunca são inteiramente bem sucedidos. Não importa o quão duros, até beligerantes, eles possam se tornar, seu desejo por cuidado e conexão não consegue nunca ser completamente excluído da consciência.
Questões de Relacionamento
Oitos são freqüentemente procurados como parceiros porque aparentam ser tão confiantes, capazes e fortes. Os outros se sentem seguros devido à sua consistência e sentem que o Oito oferecerá proteção e estabilidade no relacionamento. (Quando os Oitos estão saudáveis, isso é verdadeiro.) Os Oitos também transpiram muito carisma – eles têm uma tremenda energia instintiva e muitas pessoas sentem-se atraídas por sua intensidade. Entretanto, outras pessoas podem se assustar pelas mesmas qualidades nos Oitos, e quando os Oitos expressam sua energia muito fortemente, eles muitas vezes criam problemas em seus relacionamentos. Alguns dos principais pontos problemáticos incluem os seguintes:
• tornarem-se egocêntricos e sem interesse nos sentimentos e problemas do outro, por sentirem-se sobrepujados por seus próprios sentimentos;
• reagirem exageradamente ao que entendem como rejeição, retraindo-se ou perdendo a calma;
• pressionarem os outros para receber uma resposta mais “genuína”;
• tornarem-se distantes e emocionalmente indisponíveis quando incomodados;
• tornarem-se possessivos e ciumentos do parceiro;
• verem o outro como um inferior, que pode ser moldado e direcionado; não respeitando o parceiro como igual;
• demonstrando questões psicológicas difíceis em ataques de raiva, farras ou atos de vingança.
A Paixão: Luxúria
Oitos querem se sentir intensamente vivos: eles amam o senso de urgência que obtêm engajando-se inteiramente com a vida. Não têm muita paciência com respostas mornas ou ações indiferentes dos outros. Mas esse desejo de ser vigoroso e vivo pode facilmente deteriorar-se em uma necessidade de estar constantemente “empurrando contra” o mundo – e especialmente contra outras pessoas. Oitos criam o hábito de se forçarem e sua influência, aumentando a intensidade das situações para que se sintam mais reais e mais vivos. Eles ficam como uma pessoa tentando agressivamente abrir uma porta que abre silenciosamente. Infelizmente, essa abordagem da vida muitas vezes oprime as outras pessoas, que então evitam o Oito, o que pode levar a um estresse severo e até a um colapso físico do próprio Oito.
No Seu Melhor
Oitos saudáveis combinam sua força e energia naturais com a tomada de decisões ponderada e criteriosa, e uma disposição maior de estar emocionalmente aberto e disponível para os outros. Eles são amigos leais e farão qualquer sacrifício necessário para o bem-estar daqueles que amam. Eles não sentem nenhuma necessidade de testar suas vontades contra os outros: eles estão tão equilibrados e fundamentados em si mesmos que não existe necessidade de constantemente se auto-afirmarem e muito menos de controlarem qualquer outra pessoa. Assim, eles mesmos têm uma maior paz interna e podem, portanto, ser enormes fontes de apoio e força para outros. Saber que podem ser uma fonte poderosa de bênçãos nas vidas dos outros enche os Oitos com um sentimento profundo de realização e um tipo de orgulho benevolente da sua habilidade de ter um impacto positivo no mundo e nos outros.
Oitos “altamente funcionais” são verdadeiramente heróicos, aprendendo a controlar a si mesmos e à suas paixões. Eles têm um coração grande, são piedosos, tolerantes, conduzindo os outros com sua força. Corajosos e fortes, mas também gentis e humildes – dispostos a se colocar em risco pela justiça e pela lealdade. Oitos “altamente funcionais” têm a visão, compaixão e coração para serem uma tremenda influência para o bem no mundo.
Dinâmicas e Variações de Personalidade
Integração (Oito vai para Dois Saudável)
Á medida que os Oitos começam a reconhecer sua poderosa armadura emocional e vêem o quanto isso os isola desnecessariamente, eles naturalmente se tornam mais emocionalmente expressivos e generosos, como Dois “altamente funcionais”. Por trás de seu impulso por auto-proteção e independência, Oitos têm coração grande e instinto generoso. Uma vez que se sentem suficientemente seguros para baixarem sua guarda, eles descobrem o quanto gostam das pessoas e o quanto querem apoiar os outros. Resumindo, eles querem ser uma fonte de bem para o mundo e expressar seu amor – e no Dois, eles fazem isso. Como permanecem sendo Oitos, seu amor é expresso em maneiras palpáveis que realmente ajudam e apóiam as pessoas. É um amor livre de opinião, grude, ou motivos ocultos, e através dele, os Oitos encontram o senso de autorização e dignidade que eles estiveram procurando.
Oitos Sexuais: Assumindo o Controle
Oitos Sexuais são carismáticos e emocionalmente intensos: eles parecem “arder sem chama”. Esses Oitos buscam intensidade através de relacionamento, e os altos e baixos de suas vidas são muitas vezes vistos em termos de relacionamento. O Oito Sexual quer “carimbar” a pessoa amada, deixar sua marca. Estejam eles lidando com interesses românticos ou engajados em outras atividades, eles gostam da excitação do estímulo intenso e podem tornar-se viciados em adrenalina. Muitas vezes veneram as pessoas por quem estão apaixonados, mas eles podem desenvolver problemas por pensar o outro como uma criança que eles querem formar e desenvolver. Muito disso vem de querer que o parceiro seja forte o suficiente para que o Oito Sexual possa relaxar e se entregar. Assim, eles podem provocar sua pessoa amada em um esforço de testar sua força ou de construí-la. Similarmente, eles gostam de ser desafiados pelo outro, mas isso pode deteriorar em uma luta por dominância no relacionamento. Eles podem recorrer a argumentos ou disputa verbal como um modo de intensidade estimulante no relacionamento. Oitos Sexuais também podem sentir como se “possuíssem” seu parceiro íntimo – como se tivessem um direito de satisfação à hora que precisarem.
Oitos Sociais: Gosto e Camaradagem
Oitos Sociais gostam de “viver extravagantemente”, e como o nome sugere, engajar-se inteiramente com o mundo. Amizade e lealdade são valores principais para eles, e eles estão dispostos a fazer grandes sacrifícios pelas pessoas e causas com que se importam. Ao mesmo tempo, esperam que os outros com quem tenham se ligado sejam igualmente leais com eles. (Nesse aspecto, podem assemelhar-se aos Seis, embora sua energia seja maior e mais direta que a dos Seis) Muitas vezes, Oitos Sociais reunirão um grupo de amigos em volta deles, agindo, não oficialmente, como o presidente do grupo – o “rei” ou “rainha”. Eles gostam de conversas sobre esportes, política, rock, ou os últimos acontecimentos de sua novela favorita – qualquer assunto sobre o qual eles possam declarar opiniões ousadamente e debater. Oitos Sociais gostam da provocação e energia de um desacordo sobre esses assuntos, e ficam muitas vezes surpresos ao saber que outras pessoas podem ficar magoadas ou oprimidas pela força de suas opiniões. Nesses momentos, eles podem tentar “baixar seu tom”, mas eles normalmente acham isso um acerto desconfortável. Com mais freqüência, eles buscam amigos que eles vêem como fortes e independentes, que agüentam um pouco de aspereza e não serão oprimidos por eles. Oitos Sociais menos saudáveis têm problemas em fazer promessas às pessoas que eles nem sempre podem cumprir. Enganar os outros e exagerar situações podem fazer parte do contexto.
Fonte: http://www.enneagraminstitute.com/
Tradução: Ju
Um comentário:
E o 8 do instinto preservacional?
Postar um comentário