quinta-feira, janeiro 27, 2011

Back to Basics

Chegou aqui sem querer, mas achou interessante e não sabe por onde começar? Já sabe do que se trata, mas ainda não tem certeza qual é o seu eneatipo? Ou te mandaram esse link, estão te importunando para saber seu "tipo", você não faz idéia do que é isso e só quer tirar essa pessoa do seu pé? 
Aqui vai um teste muito bom, com o qual você já pode ter uma boa idéia do seu tipo do Eneagrama.
Antes, algumas dicas:

- Leia atentamente cada uma das opções e marque aquelas com as quais mais se identifica.
- Em geral, seu tipo é aquele no qual foram marcadas mais opções
- Em geral, quando se está em dúvidas entre três tipos sequenciais, p.ex., 1,2 e 3, seu tipo pode ser o do meio.
- Por ser um teste bastante longo, pode gerar cansaço e monotonia, prejudicando assim na hora das escolhas.
- Repita-o em outra ocasião, quando estiver mais disposto, pois pode ser que o teste capte o "momento" e não como você costuma se comportar.
- O teste não garante logo de início a descoberta do seu tipo, mas apenas um indício. Portanto, mantenha-se aberto às outras possibilidades.
- O que vai determinar sua personalidade não é o teste, mas a sua identificação pessoal com as características que serão apresentadas nas descrições de cada tipo. 


TIPO 1

 (  ) Sinto-me bem em ambientes onde há organização e planejamento.
 (  ) Percebo facilmente como algo poderia ser mais perfeito.
 (  ) Normalmente, acho que tenho razão.
 (  ) Lembro que na minha infância cobravam muito de mim: que eu fosse bom, que me esforçasse, que me comportasse bem...
 (  ) Esforço-me muito para corrigir meus defeitos.
 (  ) Odeio gastar mal o dinheiro.
 (  ) Freqüentemente fico chateado quando as coisas não caminham como deveriam caminhar.
 (  ) Sinto uma crítica interna muito forte, como uma voz que me cobra.
 (  ) Com freqüência me chateio comigo mesmo por não fazer melhor as coisas.
 (  ) Às vezes, um pequeno defeito é suficiente para pôr em questão todo um trabalho.
 (  ) Tenho dificuldade em relaxar, descontrair e ficar alegre.
 (  ) Para mim é importante agir corretamente.
 (  ) As críticas dos outros me magoam muito.
 (  ) Sinto que me preocupo com as coisas mais do que as outras pessoas.
 (  ) Sinto a obrigação de ser honesto e honrado.
 (  ) Muitas vezes sinto-me puritano, pudico.
 (  ) Fico facilmente irritado quando alguma coisa não está bem.
 (  ) Sinto que o tempo passa rápido demais e que fica muita coisa por fazer... e isso me angustia.
 (  ) Preocupo-me muito em administrar corretamente o meu tempo.
 (  ) Sinto tendência a ser uma pessoa escrupulosa: preocupada com o certo e o errado, o que pode e não pode, o bem e o mal...
 (  ) Identifico-me facilmente com os que lutam contra o mal.
 (  ) Tenho a sensação de que devo ser perfeito para que os outros me amem e me aprovem.
 (  ) Sinto-me quase obrigado a melhorar sempre a mim mesmo e ao que faço.
 (  ) Com freqüência sinto-me frustrado porque nem eu nem os outros somos como deveríamos ser.
 (  ) Parece que vejo tudo em termos de correto ou errado, bom ou mau.

 TIPO 2


 (  ) Fico ressentido quando as pessoas não retribuem bem o que lhes faço.
 (  ) Tenho facilidade de me adaptar a qualquer meio.
 (  ) Lembro minha infância como algo triste e enfadonho.
 (  ) Lembro que na minha infância tive que ‘comprar’ o amor dos adultos sendo bom, prestativo, disponível, gentil.
 (  ) Muitas pessoas se sentem minhas amigas.
 (  ) Gosto de ajudar as pessoas que vejo em dificuldade ou em situações embaraçosas.
 (  ) Há muitas pessoas que dependem de minha ajuda e generosidade.
 (  ) Coloco mais interesse em servir os outros do que em qualquer outra coisa.
 (  ) Sinto necessidade de ser importante na vida de outras pessoas.
 (  ) Gosto que os outros precisem de mim.
 (  ) Muitas vezes me sinto sobrecarregado pela dependência dos outros em relação a mim.
 (  ) Geralmente correspondo àquilo que os outros me pedem ou esperam de mim.
 (  ) Sinto-me quase obrigado a ajudar outras pessoas, mesmo sem elas me pedirem...
 (  ) Freqüentemente as pessoas se aproximam de mim, pedindo que as conforte e aconselhe.
 (  ) O mais importante da vida é amar e ser amado.
 (  ) Acho que não tenho muitas necessidades.
 (  ) Às vezes sinto que os outros não me valorizam de verdade pelo que faço por eles.
 (  ) Gosto de sentir-me próximo das pessoas.
 (  ) Às vezes me sinto vítima dos outros, como se me utilizassem e explorassem.
 (  ) Comunico-me com meus amigos com mais freqüência do que eles se comunicam comigo.
 (  ) Preocupo-me muito com os problemas emocionais.
 (  ) Acho que mereço estar em primeiro plano na vida de algumas pessoas, por tudo o que tenho feito por elas.
 (  ) Vejo-me como uma pessoa educadora, que gosta de orientar e dar conselhos.
 (  ) Quando tenho tempo livre, dedico-me freqüentemente a ajudar os outros.
 (  ) Gosto de cuidar dos outros.


TIPO 3

 (  ) Lembro que quando criança era apreciado pelo que fazia.
 (  ) Vejo-me como uma pessoa dinâmica, otimista e capaz de resolver qualquer problema.
 (  ) Sinto necessidade de preencher a minha vida com muitas atividades.
 (  ) Preocupa-me muito a hipótese de não ser aceito pelos outros.
 (  ) Gosto que me elogiem.
 (  )Para mim, a palavra “êxito” significa muito.
 (  ) Para mim, é muito importante projetar uma imagem vitoriosa.
 (  ) Gosto de trabalhar em equipe e ser um bom elemento da mesma.
 (  ) Identifico-me com a eficiência, a precisão e o profissionalismo.
 (  ) Parece-me natural ser capaz de organizar as coisas e terminá-las.
 (  ) Gosto de ter objetivos claros e saber em que ponto me encontro no caminho até esses objetivos.
 (  ) Gosto de esquemas de processo, gráficos e outros indicadores acerca de meu desenvolvimento.
 (  ) Sinto que as outras pessoas me invejam porque consigo fazer muitas coisas.
 (  ) Gosto de agir e de tomar a iniciativa.
 (  ) Em geral, prefiro estar implicado do desenvolvimento de uma ação do que ficar observando de fora.
 (  ) As primeiras impressões são muito importantes para mim. 
 (  ) Para mim, não é problema tomar decisões.
 (  ) Para conseguir êxito, às vezes é preciso passar por cima ( deixar de lado ) as próprias normas.
 (  ) Quando olho para o meu passado, consigo recordar mais facilmente o que fiz de bom do que o que fiz de mal.
 (  ) Odeio quando me dizem que o que estou fazendo não caminha bem.
 (  ) Tenho tendência para ser uma pessoa positiva e empreendedora.
 (  ) Sinto-me bem como assessor de um projeto.
 (  ) Identifico-me tanto com o meu trabalho ou papel que me esqueço até de quem eu sou.
 (  ) Acredito que a aparência é importante.
 (  ) Acredito que preciso ter sucesso em muitas coisas para que os outros me apreciem.


TIPO 4

 (  ) Da minha infância, lembro uma experiência dolorosa de perda ou abandono.
 (  ) Vejo-me como uma pessoa especial, diferente dos outros.
 (  ) Sinto ansiedade quando quero conseguir uma coisa e perco o interesse quando a consigo.
 (  ) Facilmente sinto inveja e ciúme.
 (  ) Não gosto de coisas comuns, triviais, normais... daquilo que todo mundo gosta.
 (  ) Me parece que os outros não compreendem meus sentimentos.
 (  ) A maioria das pessoas não aprecia a autêntica beleza da vida.
 (  ) Esforço-me por parecer simples e natural.
 (  ) Acho que a maioria das pessoas não tem sentimentos tão profundos como os meus.
 (  ) O simbolismo, as artes, o belo... são dimensões que me atraem.
 (  ) Sinto uma nostalgia quase compulsiva do meu passado.
 (  ) Preocupo-me com o sofrimento, a perda e a morte.
 (  ) Gosto de fazer as coisas bem feitas e com classe.
 (  ) Gosto muito de teatro e crio fantasias como se estivesse em cena.
 (  ) As formas e o bom gosto são importantes para mim.
 (  ) Não gosto de passar a imagem de uma pessoa vulgar ou comum.
 (  ) O meu ambiente e o meu espaço são especiais e muito importantes para mim.
 (  ) Sinto que o fim dos relacionamentos me afeta mais do que às outras pessoas.
 (  ) Às vezes a maneira como expresso meus sentimentos não corresponde à intensidade do que estou sentindo.
 (  ) Capto facilmente os sentimentos de um grupo, chegando a confundir o que eu sinto com o que os outros sentem.
 (  ) As artes e a expressão artística são muito importantes para mim como meio para canalizar minhas emoções.
 (  ) Me identifico com a figura do ‘palhaço trágico’, sorrindo através das lágrimas.
 (  ) Acusam-me de ser distante.
 (  ) Percebo na minha vida muitos altos e baixos. Ou estou muito animado ou estou ‘na fossa’. Quando me encontro no meio termo, não me sinto vivo.
 (  ) As pessoas me acusam de ser excessivamente dramático, mas na realidade não entendem meus sentimentos.

TIPO 5

 (  ) Lembro que na infância as pessoas se intrometiam demais na minha vida.
 (  ) Sinto que na infância recebi pouco carinho e proximidade das pessoas.
 (  ) Gosto de ser independente dos outros.
 (  ) Não me sinto bem em ambientes que exigem muito relacionamento com as pessoas.
 (  ) Fico sem jeito quando estou muito exposto ou quando alguém me pergunta como me sinto.
 (  ) Mantenho-me com o que tenho e procuro acumular coisas e elementos de que possa vir a necessitar.
 (  ) Não sei muito bem como participar em conversas mais voltadas para o interior.
 (  ) Do ponto de vista intelectual, gosto de sintetizar e reunir idéias diferentes.
 (  ) Consigo guardar meus sentimentos só para mim.
 (  ) É difícil para mim alcançar ou pedir aquilo de que preciso.
 (  ) Preciso de muito espaço e muito tempo só para mim.
 (  ) Sei deixar a iniciativa para os outros.
 (  ) Freqüentemente me sinto por trás das situações e prefiro observar os outros em vez de me envolver na ação.
 (  ) Tenho a sensação de que sou mais calado que a maioria.
 (  ) As pessoas me perguntam freqüentemente o que penso.
 (  ) Tenho tendência para ser solitário.
 (  ) Sinto tendência a ser mesquinho com meu tempo, meu dinheiro e meu Eu.
 (  ) Quando surge um problema, primeiro estudo por minha conta e depois discuto com os outros.
 (  ) Procuro resolver meus problemas pensando.
 (  ) Gosto de ver as coisas em perspectiva, retrocedendo e incluindo tudo. Se deixo algo de fora, me acuso por ser tão simplista e ingênuo.
 (  ) É muito fácil para mim tirar conclusões.
 (  ) Quando estou chateado comigo e com os outros, penso em mim e neles como “loucos”, “idiotas”, “estúpidos” ...
 (  ) Meu tom de voz é muito suave e freqüentemente me pedem para falar mais alto. Isso me irrita.
 (  ) Tendo a ser mais receptor que doador.
 (  ) Chateia-me extraordinariamente não receber o valor de meu trabalho.

TIPO 6

 (  ) Lembro que na minha infância não sentia autoridades bem definidas.
 (  ) Desde pequeno me lembro de desconfiar de quem estava investido em qualquer autoridade.
  (  ) Não gosto de êxito e, do meu passado, lembro mais facilmente as coisas negativas que os sucessos.
  (  ) Sinto que sou uma pessoa tímida.
 (  ) Gosto de pertencer a um grupo e trabalhar em equipe.
 (  ) Antes de tomar uma decisão, obtenho todas as informações possíveis para estar seguro de que estou preparado. 
 (  ) Para mim é muito importante a lealdade ao grupo.
 (  ) Tenho muitas dúvidas.
 (  ) Basicamente sou uma pessoa ponderada e equilibrada.
 (  ) Sem leis definidas, é difícil dizer o que as pessoas têm que fazer.
 (  ) Sei atuar com sentido de dever e responsabilidade.
 (  ) É muito difícil para mim ir contra o estabelecido pela autoridade.
 (  ) Penso durante muito tempo, porque preciso explorar exaustivamente as diversas opções.
 (  ) Pergunto-me freqüentemente se tenho valor suficiente para fazer aquilo que preciso fazer.
 (  ) Gosto de estar muito seguro antes de atuar.
 (  ) A prudência é uma atitude muito importante para mim.
 (  ) Com freqüência me encontro avaliando se os outros são ou não uma ameaça para mim.
 (  ) Gosto que seja bem definido o que devo fazer.
 (  ) Parece-me que sinto o perigo e a ameaça mais que os outros.
 (  ) Sinto tendência a dividir o mundo em grupos e preocupo-me de que lado as pessoas estão.
 (  ) Tenho consciência das contradições e sou muito sensível a elas.
 (  ) Prefiro que as coisas tenham seu princípio e seu fim estabelecidos e que eu me sinta livre durante a sua realização.
 (  ) Com freqüência fantasio sobre mim mesmo, como se ocupasse um lugar de “herói”.
 (  ) Tenho a sensação de que sempre estou lutando contra meus medos.
 (  ) Sinto que me preocupo mais que os outros em defender a mim mesmo e às minhas posições.

TIPO 7

 (  ) Recordo minha infância como uma etapa feliz.
 (  ) Vivo de maneira alegre e radiante.
 (  ) Entrego-me a muitos planos e diversos prazeres.
 (  ) Procuro manter meu alto astral, buscando aventura e experiências fortes.
 (  ) Gosto de manter abertas todas as opções.
 (  ) Freqüentemente me descubro planejando o futuro com opções agradáveis.
 (  ) Consigo curtir quase tudo o que há na vida.
 (  ) Dificilmente percebo maldade e segundas intenções nas pessoas.
 (  ) Gosto que os outros me vejam contente.
 (  ) Sei fixar-me no lado bom da vida e deixar de lado os aspectos negativos.
 (  ) Acho que no final as coisas sempre acabam ‘dando certo’.
 (  ) Gostaria que os outros estivessem sempre bem dispostos.
 (  ) Gosto de contar histórias.
 (  ) As pessoas acham que sou a “alma” das reuniões.
 (  ) Gosto de quase tudo o que encontro.
 (  ) Minha teoria é que se algo é bom, mais é melhor.
 (  ) Vejo-me como uma pessoa brincalhona e infantil.
 (  ) Gosto de animar as pessoas.
 (  ) Gosto de considerar as ligações entre as várias coisas e acho que tudo tem a ver com tudo.
 (  ) Sei passar de uma coisa a outra, em vez de aprofundar uma só.
 (  ) Não acredito que seja bom ficar triste por muito tempo.
 (  ) Gosto de fazer coisas “bonitas”, interessantes, engraçadas, divertidas.
 (  ) Gosto de saborear a vida.
 (  ) Consigo ser muito entusiasta perante o futuro.
 (  ) Na maior parte do tempo evito dedicar-me a problemas graves.


TIPO 8


 (  ) Desde criança tive a impressão que o mundo não tolera moleza e fraqueza e por isso é importante ser duro. 
 (  ) Lembro que na infância me incentivavam a ser forte, a não dar parte de fraco...
 (  ) Sinto prazer em quebrar regras.
 (  ) Costumo estabelecer contatos com as pessoas provocando-as.
 (  ) Não tenho medo de me confrontar com os outros e faço isso facilmente.
 (  ) Percebo facilmente onde reside o poder num grupo.
 (  ) Sinto-me muito bem, buscando o que quero e lutando por isso.
 (  ) Percebo facilmente os pontos fracos dos outros e os ataco se me provocarem.
 (  ) Sei como fazer as coisas darem certo.
 (  ) Sinto-me à vontade no exercício do poder.
 (  ) Vejo-me como uma pessoa direta e positiva.
 (  ) Sinto-me à vontade lidando com as realidades do mundo.
 (  ) Gosto de movimentar-me, de espaço livre, de aventura.
 (  ) Tenho dificuldade para aceitar e expressar meu lado terno, agradável, suave, sensível.
 (  ) É fácil expressar minha insatisfação e não gosto de pedir desculpa.
 (  ) Chateio-me facilmente.
 (  ) Acredito que sou um bom trabalhador.
 (  ) Para mim, a justiça e a injustiça são questões chave.
 (  ) Protejo os que estão sob minha autoridade ou jurisdição.
 (  ) Acredito que os outros criam seus próprios problemas.
 (  ) Em geral não me ocupo muito com a introspecção  nem com a auto-análise.
 (  ) Acredito que não sou conformista.
 (  ) Não gosto de me sentir aprisionado, limitado, controlado, isolado, fechado.
 (  ) Não gosto que digam que me adapte.
 (  ) É difícil para mim deixar que as coisas sigam seu ritmo próprio, sem interferir.


TIPO 9


 (  ) Percebo-me como uma pessoa indecisa e com dificuldade de tomar decisões.
 (  ) Lembro que na infância me sentia desconsiderado pelos outros, cujas necessidades apareciam como mais importantes que as minhas.
 (  ) Sinto dificuldade em distinguir o essencial do secundário.
 (  ) Facilmente me sinto cansado.
 (  ) Não me esforço muito em mostrar aos outros meus talentos.
 (  ) Quase sempre estou calmo e tranqüilo.
 (  ) Acho que a maioria das pessoas se preocupa demasiado com as coisas.
 (  ) Não vale a pena preocupar-se muito com as coisas.
 (  ) Não recordo a ultima vez em que dormi mal.
 (  ) Gosto de ter tempo para não fazer nada.
 (  ) Sou uma pessoa de fácil relacionamento.
 (  ) Não há nada tão urgente que não possa esperar até amanhã.
 (  ) Ainda que haja algumas diferenças, tenho a impressão que a maioria das pessoas se parece muito.
 (  ) Em geral, não sinto grande entusiasmo pelas coisas.
 (  ) Minha atitude é: “Não esquente!”
 (  ) Preciso de estímulo externo para mover-me.
 (  ) Odeio gastar minha energia inutilmente.
 (  ) Odeio que me perturbem.
 (  ) Posso ser um árbitro imparcial, porque para mim as duas partes são igualmente boas.
 (  ) Sinto tendência a tirar importância às coisas, para que os outros se tranqüilizem.
 (  ) Geralmente opto por aquilo que me oferece menos resistência.
 (  ) Prezo-me de ser uma pessoa estável.
 (  ) É difícil para mim escutar e prestar atenção numa coisa só por muito tempo..
 (  ) Sinto que não sou uma pessoa tão importante assim.
 (  ) Concordo com esta frase: “Por que estar de pé quando se pode estar sentado e por que estar sentado quando se pode estar deitado?”

Extraído de: CUNHA, Pe. Domingos & CARLOS, Pe. Luís. Quem é você? – construindo a pessoa à luz do eneagrama. São Paulo: Paulus,2008 (6ª Ed.).


Agora, para quem arrisca no inglês, os testes que eu mais gosto são esses aqui:
http://www.eclecticenergies.com/enneagram/dotest.php


http://www.enneagramcentral.com/OnlineTest/testa.htm


Comentem aqui os resultados e dúvidas!
Boas descobertas à todos!








    2 comentários:

    Fernanda Bertolino disse...

    Muito bom mesmo o conteúdo! Fiquei fã do blog! POsso fazer um pedido?..tem como postar o tipo 6 da fonte www.enneagraminstitute.com/ ?? Estou só na espera!! Obrigada e parabéns!!!

    Eneagrama disse...

    Oi, Fernanda!
    Obrigada, que bom que está gostando! O Tipo 6 será o próximo então. Fique acompanhando as postagens, vai ter bastante coisa interessante!

    Ju