sábado, fevereiro 05, 2011

Estereótipos

Estereótipos do Eneagrama - Três são falsos

Os Tipo Três parecem ganhar uma má reputação devido à sua habilidade de camaleões de assumir a identidade valorizada por qualquer que seja o grupo do qual estejam tentando fazer parte. Eu gostaria de ressaltar duas coisas sobre isso:

  1. A visão de que isso é falso não leva em conta a perspectiva do Tipo Três.
  2. Ser você mesmo não exige que você seja a mesma pessoa em todas as situações e circunstâncias.

Para assumir uma identidade valorizada pelo grupo, tudo o que você precisa é se vestir para o papel. Quando em um ambiente de negócios, coloque o terno e represente o executivo. Quando em um canteiro de obras, gaste até o fim as ferramentas para não parecer um amador. Cada grupo tem seu próprio jeito de falar, agir e pensar.

Não parece falsidade quando você olha em volta, vê o que pede a situação e simplesmente adapta-se para fazer parte. É uma habilidade importante para aprender quando se está indo para entrevistas de emprego, convivendo com pessoas, e em geral aprendendo como vender-se a fim de chegar aonde se quer chegar na vida.

Entretanto, algumas pessoas acreditam que você deve permanecer autêntico de alguma maneira – que simplesmente adaptando sua auto-apresentação para melhor se encaixar à situação em que você se encontra ou às pessoas com que você está significa que você está de alguma maneira traindo seu eu verdadeiro e sendo falso. Existem momentos em que você pode querer ser verdadeiro com sua própria individualidade e outros momentos em que você pode precisar se adaptar ao coletivo.

Tudo isso dito, o perigo entra quando a auto-apresentação vai além da realidade (por exemplo, deturpar suas capacidades e experiência), é aí que a falsidade pode aparecer. Apresentar-se favorecidamente não é em si mesmo enganador, é ir longe demais com isso que o é. 

Tradução: Ju Bortolini

Um comentário:

Fairy of dreams disse...
Este comentário foi removido pelo autor.