quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Estereótipos

Os perigos óbvios de estereotipar através do eneatipo surgem quando a pessoa que está estudando ou usando o sistema atribui características a uma pessoa apenas por ela ser de determinado tipo. Aqui estão algumas presunções que podem ser um problema:

. Presumir que uma característica particular de um tipo se aplica a todos aqueles do mesmo tipo – você gostaria de ter alguém tentando lhe dizer quem você é sem realmente tirar um tempo para lhe conhecer?

. Presumir que a pessoa é limitada pelo seu tipo – você se sentiria confortável de ser avaliado para um emprego baseado somente no seu tipo?

. Presumir que o sistema de eneatipo é completo e absoluto – nem mesmo os chamados experts no assunto conseguem concordar nos tipos de pessoas famosas.


As presunções acima foram baseadas na maneira como os outros nos vêem, mas e quanto a maneira como um estereótipo afeta como olhamos para nós mesmos? O que pode acontecer se nos identificarmos de forma muito próxima com os nossos tipos?

. Usar seu tipo como uma desculpa – não consigo evitar ser desse jeito porque sou do tipo tal.

. Tentar não ser o seu tipo – eu tenho que tentar não ser do tipo tal porque esse é o meu caminho para um estado saudável.

. Profecia auto-realizadora do eneatipo – você começa a ver certas características em si mesmo que não eram reconhecíveis antes talvez porque elas não estivessem lá.

. Trabalhar em seus problemas baseando-se somente no seu tipo
- e se você foi tipificado erroneamente?
- e se aqueles problemas não são seus, e sim uma lista generalizada para um estereótipo?
- o que as pessoas que apresentam tais listas de problemas realmente sabem?
- e se trabalhar nesses problemas trouxer mais malefícios do que benefícios?


Fonte: http://davesenneagram.com/
Tradução: Mari Oliveira

Nenhum comentário: