sexta-feira, março 18, 2011

Como uma pessoa se torna um tipo 4

Se sua liberdade de ter esperança nos outros foi ferida, você se torna um 4

O 4 tem obsessão de fazer inventário de si mesmo porque acha que tudo depende dele. Com a certeza interior de que ninguém mais se importa com ele nem o valoriza como ser humano,cria a atenção da qual precisa ser diferente, dramático e vangloriando-se de si mesmo.

Tanto a consciência intensa de seus sentimentos quanto a necessidade de expressá-los procedem da convicção de que , a não ser que seja ouvido e entendido , irá se perder na confusão. Se vc não consegue encontrar uma razão para ter esperança nos outros, é melhor cuidar primeiro de suas necessidades; talvez então vc venha a ser capaz de sair-se bem nesse mundo.

A batalha de uma vida inteira do 4 com a sensação de ser indigno de amor, combinada com a sensação de não ser capaz de contar com os outros, aprisiona-o no próprio mundo interior onde se convence de que, se procurar muito e profundamente irá encontrar o dom ou o talento que dará valor à sua vida.

Propulsionado por essa intensa busca interior e pelo medo de ser insignificante, compensa exageradamente esses sentimentos de inferioridade com uma atitude de superioridade. Exprime inconscientemente sua incapacidade de depender dos outros testando a força de suas amizades, muitas vezes ao ponto de ruptura, e chamando atenção para seus dons, que ao mesmo tempo desmerece.

Ao expressar a profundidade de seus sentimentos pelos outros, manipula-os inconscientemente para que eles também expressem os seus, tentando afastar o medo de que é indigno do relacionamento. A inveja inevitavelmente invade o vazio criado pelo anseio inconsciente e insatisfeito por ter esperança nos outros.

Nenhum comentário: