quinta-feira, março 10, 2011

Tipo NOVE

Tipo NOVE: O Pacificador



Reconhecendo Noves:
O Tipo Nove exemplifica o desejo por totalidade, paz e harmonia em nosso mundo. Noves são pessoas calmas, emocionalmente estáveis. São abertos e inconscientemente serenos, confiantes e pacientes com si mesmos e com os outros. Sua abertura permite a eles ficar à vontade com a vida e com o mundo natural. Como resultado, as outras pessoas geralmente acham fácil estar em sua companhia. Eles são genuinamente de boa índole e revigorantemente despretensiosos. Por causa de seu comportamento tranqüilo, Noves têm talento para confortar e tranqüilizar as outras pessoas e são capazes de exercer uma influência calmante, conciliadora, em situações difíceis ou tensas. Eles são amigos estáveis, encorajadores, que podem ouvir sem críticas os problemas dos outros, assim como compartilhar seus bons momentos. Em locais de trabalho, eles podem ser excelentes mediadores, capazes de harmonizar grupos e unir pessoas, verdadeiramente curando conflitos.
Noves também podem ser um tanto imaginativos e criativos, e eles gostam de se expressar de modos simbólicos – através de música, dança, imagens ou histórias míticas, por exemplo. Eles tendem a olhar para as coisas holisticamente, focando nas maneiras nas quais idéias ou eventos aparentemente não-relacionados são conectados e partes de um todo maior. De fato, noves são atraídos para qualquer coisa que afirme a unidade fundamental do mundo. Estejam eles trabalhando com conceitos, diversos grupos de pessoas, formas de arte, ou brigas entre membros de família, os Noves querem trazer tudo e todos de volta à uma unidade harmoniosa.

Em resumo, Noves são os eternos otimistas, sempre querendo acreditar no melhor sobre as outras pessoas, com esperança pelo melhor para si mesmos. Eles esperam que toda história acabe com “... e viveram felizes para sempre”. Noves Redimidos trabalharão duramente para fazer com que as coisas saem dessa maneira. Mas Noves Médios deixarão isso para “sorte e uma reza” – e podem ficar extremamente desapontados.
Noves Médios focam em manter suas vidas agradáveis e descomplicadas. Eles idealizam os outros e vivem através de um punhado de identificações primárias – geralmente com sua família e amigos próximos. Por medo de criar conflitos com essas pessoas, Noves Médios reprimem suas próprias reações e opiniões e se suprimem de muitas outras maneiras. Estranhamente, Noves podem ser bastante assertivos em favor dos outros, mas eles podem ter dificuldade em tomar medidas em favor de si próprios, ou mesmo expressar seus próprios sentimentos.

Para “manter a paz”, Noves tendem a não mostrar muito suas chateações, exceto indiretamente – talvez comendo, bebendo, ou assistindo televisão demais para escapar para um mundo mais agradável e reconfortante. Eles também absorvem muita tensão e negligência – até mesmo completo abuso – antes de demonstrar qualquer resposta emocional. Mas quando sua raiva foi contida por tempo demais, Noves podem estourar de repente, aparentemente do nada. Uma vez que colocaram algo para fora, Noves esperam que a tempestade tenha passado e que as coisas não voltarão a ser como antes.

Temendo que mudanças (e potenciais conflitos) ameaçarão seu conforto e paz de espírito, Noves Médios tornam-se mais complacentes e desconectados. Eles entricheiram-se em hábitos e rotinas reconfortantes, vagabundeando e encontrando várias coisas para fazer e nas quais se “perder”. Mas quanto mais fazem isso, mais dificuldade eles têm em despertar-se para agir decisivamente ou se auto-afirmarem de maneira significativa. Eles tornam-se passivos, retirando-se de problemas e varrendo-os para baixo do tapete. Seu pensamento torna-se nebuloso e reflexivo, sobretudo sonhando acordados com lembranças felizes ou contando histórias reconfortantes. Eles começam a "desintonizar" a realidade para se protegerem da ansiedade, muitas vezes parecendo "abstraídos" e indiferentes como resultado. Noves Médios utilizam atos passivo-agressivos e teimosia para resistir a esforços para engajá-los. Mas sua paz de espírito é pouco mais do que uma evasão de problemas - um apego a fantasias e esperanças irrealistas.
Noves Não-saudáveis podem tornar-se fatalistas e resignados, arrastando-se pela vida como se nada pudesse ser feito para melhorar sua situação. Envolvidos em um excesso de otimismo, procurando por soluções fáceis, mágicas, Noves continuam "esperando pelo seu navio chegar", mas sem algum esforço construtivo de sua parte, eles podem esperar por muito tempo, de fato.    

Em breve, Noves querem encontrar unidade e totalidade, criar harmonia em seu ambiente, sentirem-se espaçosos e a vontade, enfatizar o positivo, evitar conflitos e tensão, resistir à mudança e preservar as coisas como estão, e ignorar o que quer que seja que os chatearia ou perturbaria.
Noves não querem ter conflitos com pessoas amadas, sentir-se isolados ou separados dos outros, ficarem com raiva, chateados ou perturbados, ter sua rotina ou hábitos interrompidos, serem provocados ou estarem emocionalmente desconfortáveis, ou serem forçados a encarar realidades desagradáveis.

Seu Lado Oculto
Na superfície, Noves parecem ser as pessoas mais afáveis, agradáveis, que se possa imaginar. Eles acompanham os desejos dos outros, aparentemente se nenhum outro desejo além de garantir que todos estejam à vontade e felizes. Mas seu lado oculto é que muitas vezes suprime um enorme poço de raiva que eles escondem até de si mesmos. Noves querem se dar bem com os outros, mas também querem manter-s agarrados a sua independência e autonomia - eles não querem que se intrometam.
Na superfície, Noves parecem ser as pessoas mais afáveis, agradáveis, que se possa imaginar. Eles acompanham os desejos dos outros, aparentemente se nenhum outro desejo além de garantir que todos estejam à vontade e felizes. Mas seu lado oculto é que muitas vezes suprime um enorme poço de raiva que eles escondem até de si mesmos. Noves querem se dar bem com os outros, mas também querem manter-s agarrados a sua independência e autonomia - eles não querem que se intrometam. Á medida que sentem que não podem fazer isso sem por em perigo suas conexões com as pessoas importantes em sua vida, eles se tornam ressentidos e enfurecidos - embora eles sintam também que nunca poderão liberar essa raiva sem destruir seus relacionamentos. Assim, para que Noves desenvolvam si mesmos e seus potenciais, eles devem acertar-se com sua própria raiva e encontrar saídas construtivas para essa energia.

Questões de Relacionamento
As pessoas são muitas vezes atraídas para noves como potenciais parceiros para vida por varias razões. Eles são reconfortantes e amparadores, calorosos e sensuais. Eles se adaptam bem à vida doméstica e gosta de estar junto a seu parceiro. E eles PARECEM não ter absolutamente necessidades próprias significativas. Eles são descomplicados e não são exigentes, a ponto de outros terem a falsa noção de que o Nove atenderá suas necessidades sem precisar de muita coisa deles. Aí repousa a fonte de problemas com Noves em relacionamentos. É claro, Noves têm muitas necessidades pessoais, mas à medida que elas não estejam sendo atendidas, Noves se fecham e se afastam do outro ao invés de arriscar entrar em um conflito. Questões-chave incluem as seguintes: 
 Acompanhar os outros ou concordar com coisas que o Nove não tem intenção de cumprir;
• 
Tornar-se emocionalmente indisponível aos outros: cortando sua atenção ou afastando-se ao invés de lidar om problemas;
• 
Querer se sentir próximo a alguém em sua imaginação enquanto afirma independência em seu comportamento;
• 
A "regra do silêncio" - recusar-se a discutir os problemas reais;
• 
Repressão, controle, e explosões de temperamento - todas geralmente não percebidas e não reconhecidas pelo Nove;
• 
"Colapso" emocional como uma maneira de acabar com discussões sobre tópicos preocupantes

A Paixão: Preguiça
Noves pagam um preço por sua conduta indolente porque muito dela depende deles ficarem desconectados de suas energias instintivas. Noves fazem isso por duas razões. Primeiro, muito de sua vivacidade instintiva é usada para reprimir sua raiva e frustração com as pessoas e com eles próprios. Experimentar sua raiva diretamente é extremamente ameaçador para Noves: eles sentem que sua raiva poderia destruir seu mundo tranqüilo muito rapidamente. A fim de permanecer em seu mundo idealizado, irrealista, eles devem constantemente reprimir sua raiva e instintos. Mas, quando Noves tentam represar essas energias, o resultado é torpor e fatiga geral, pois tanto de seus recursos internos são dedicados a manter sua raiva e instintos compartimentados.
Assim, Noves acabam se tornando passivos e não-envolvidos. Despertar-se para tomar m papel ativo em suas vidas parece difícil - será tudo “incômodo demais" torna-se um refrão constante. Então eles recuam para rotinas reconfortantes - e a paixão da preguiça. Entendida dessa maneira, a preguiça não é necessariamente indolência física; ao invés disso, é um não-envolvimento interno, uma relutância em comparecer à vida com toda a paixão, urgência e presença disponíveis. Quanto mais os Noves permanecem no estado de preguiça, mais eles se tornam convencidos de que nunca poderão fazer o necessário para se envolverem inteiramente em suas vidas.

Em Seu melhor
Á medida que Noves aprendem a afirmarem-se mais livremente, eles experimentam maior paz, equanimidade e contentamento. Sua auto-propriedade lhes permite ter um efeito profundo no mundo, pois estão verdadeiramente presentes para si mesmos. Eles são intensamente vivos, desertos, exuberantes, e alertas. Eles aprenderam  não abrir mão de seu poder para outros ou reterem a si mesmos a si mesmos por medo de auto-afirmação. Eles se tornam dinâmicos e alegres, trabalhando ativamente pela paz, e melhorando o mundo como resultado. Eles têm enorme dignidade e uma serenidade genuína, vindas de aceitarem profundamente a condição humana.

Assim, Noves altamente funcionais são extraordinariamente vigorosos,  senhores de si, e independentes. Eles entendem que estando fundamentados no momento presente, eles podem ter tanto independência quanto conexão com os outros; não é questão de um OU outro. Além disso, sua criatividade e liderança naturais podem vir a frente porque eles estão em contato com sua própria força e capacidades. As pessoas também instintivamente confiam em Noves Saudáveis, porque eles usarão sua influência ativa para fazer o necessário para criar e sustentar um ambiente verdadeiramente harmonioso, no qual todos podem prosperar.

Dinâmica e Variações


Sob Stress (Nove vai para Seis Médio)
Noves tentam evitar ansiedade e conflito desligando-se emocionalmente de participação ativa e não falando sobre suas preocupações e questões reais. Mas eles só podem usar essa defesa até um ponto, além do qual eles não podem mais conter sua ansiedade, frustração e medo. Nesses momentos, eles começarão a exibir muitas das características e comportamentos de Seis Médios para não-Saudáveis. O Nove, normalmente estável e tranqüilo, torna-se preocupado, irritável e defensivo. Eles começam a ver os outros como a fonte de seu mal-estar, reclamando para qualquer um que quiser ouvir, e culpando todas as outras pessoas por sua angústia. Eles podem ter também problemas com autoridade, sentindo-se explorados ou controlados por aqueles que em sua visão têm poder sobre eles. Sob stress prolongado, Noves perdem completamente sua conduta plácida e tornam-se mais e mais reativos e nervosos. Eles podem buscar ajuda e tranquilização dos outros, mas podem da mesma maneira despachá-los por "dominá-los" ou "oprimi-los".

Segurança (Nove vai para Três Médio)
Noves normalmente se sentem sem importância e podem sentir que suas necessidades e pontos de vista próprios não valem a pena ser mencionados. Com pessoas em que confiam, entretanto, eles podem tentar demonstrar o seu valor, sua qualidade de desejável ou até superioridade, no estilo de Três Médios. Em situações seguras, Noves lidarão com o stress também trabalhando mais e sendo mais produtivos – mesmo se sua produtividade for na verdade “coisas para fazer” concebidas para manter problemas mais cruciais fora da consciência. Essa “ocupação” é a forma do Nove de tentar construir um senso de confiança e valor. Noves podem também tentar impressionar íntimos com suas realizações, status ou atratividade – embora, ironicamente, eles estão completamente ignorantes da impressão que estão passando para os outros.

Integração (Nove vai para Três Saudável)
Á medida que Noves superam a crença de que são invisíveis e não têm importância, eles começam a reconhecer seu verdadeiro valor. Eles vêem que os outros realmente querem que eles compareçam e se compartilhem totalmente. Noves Saudáveis começam a entender que sua própria existência os faz valiosos. Sua experiência se parece muito com as aventuras do personagem Jimmy Stewart de “It’s a Wonderful Life”. Eles vêem que o mundo seria um lugar muito mais pobre sem eles e que eles têm muito a contribuir para seus companheiros seres humanos. Eles entendem que a paz de espírito que eles buscam é vinda de compartilhar completamente seus talentos, inteligência, e coração com o mundo. Assim, noves em integração começam a investir tempo e energia em si mesmos, desenvolver seus talentos, e a sentir um grau saudável de auto-estima. Em resumo, eles aprendem a se deleitar com seu próprio valor e bondade.



Os Instintos em breve
Noves Preservacionais: Em Busca de Conforto
Noves Preservacionais são talvez os Noves mais tranqüilos, mas eles são também os que provavelmente precisarão de mais tempo sozinhos, não perturbados pela influência e exigência de ouras pessoas. Eles buscam um sentimento de bem-estar através de conforto: rotinas familiares, “comidas confortantes”, e um ambiente descomplicado e que o apóie, são todos altamente valorizados. Noves preservacionais têm sua própria maneira de fazer as coisas, seu próprio ritmo, e sua própria filosofia de vida, e eles resistirão teimosamente a qualquer esforço para mudar qualquer uma dessas coisas. Noves Preservacionais também são pessoas de poucas palavras, preferindo comunicar-se de maneiras não-verbais. Eles muitas vezes fingem ser menos entendidos e conscientes do que realmente são, como se tentassem as ouras pessoas à subestimá-los – para que sejam deixados em paz. Positivamente, eles são fundamentados e pacientes, possuindo um bocado de bom senso. Eles tendem a ter problemas com se exceder com comida e bebida ou, reciprocamente, controlando rigorosamente suas dietas – isso é especialmente verdadeiro de Noves Preservcionais com a asa 1. Eles podem também carecer de exercício físico. Em todo caso, mudar sua rotina e estilo de vida é muito desafiador para eles.

Noves SEXUAIS: Fundindo-se
Noves Sexuais buscam um sentimento de bem-estar encontrando alguém ou algo com que (m) se fundir. Eles querem estar em unidade com o mundo, com a beleza, com a natureza, mas principalmente com um amante. Tendo dito isso, Noves têm muitas ansiedades em relação a se perder submergindo sua identidade no outro. Assim, eles podem as vezes parecer ambivalentes e emocionalmente em conflito, como Quatros ou Seis. Eles tentam as vezes “resolver” o conflito interno entre seu desejo de se fundir e o desejo de independência por “triangulação”. Eles se envolvem em dois relacionamentos separados e simultâneos que atendem necessidades diferentes, sem nunca comparecer totalmente em nenhum. É desnecessário dizer que isso pode criar os tipos de conflitos que os Noves estão tentando evitar.
O efeito global de Noves Sexuais é um de brandura, tranqüilidade e fluidez, e eles buscam essas qualidades nos outros e no ambiente. Eles também tendem a ser altamente sensuais, apreciando gostos, texturas, e sensações. Embora pareçam com Quatros nesse aspecto, sendo etéreos e sonhadores, sua sensualidade é física e encarnada, e eles não são tão cientes de si mesmos ou duvidam tanto de si mesmos quanto os Quatros. Noves Sexuais tendem a ser mais imaginativos que as outras variantes – muitas vezes com elementos de extravagância suave e fantasia heróica. Eles vêem o mundo em termos mágicos, vestindo até mesmo objetos comuns em um brilho morno. Eles parecem absorver o mundo com uma admiração de olhos arregalados e têm uma aura pueril característica ao seu redor.

Noves Sociais: Uma Família Feliz
Noves Sociais buscam um sentimento de bem estar através de conexão social e amizade. Pessoas dessa variante podem muitas vezes não parecer com Noves porque são normalmente mais extrovertidos, ativos, e envolvidos em seu mundo. Existem mais calor e afeição expressados por Noves dessa variante. Eles tendem a ser idealistas e são muitas vezes apoiadores de causas, agindo como a “cola social” em muitas organizações e grupos. Mas mesmo no meio da atividade social, Noves sociais permanecem estranhamente inconscientes de e inafetados pelos problemas dos outros. Eles são atraídos para situações das quais sentem que podem fazer parte, mas eles também internamente se mantêm à parte – normalmente se distanciando emocionalmente dos outros enquanto mantêm uma aparência exterior de simpatia.
Pelo fato de Noves Sociais serem afáveis e animados e gostarem de diferentes experiências, eles podem parecer com Setes. Eles também tendem a ser mais orientados para tarefas: eles gostam de trabalhar em projetos e estar envolvidos em atividades significativas com outros, então também podem parecer Três. Entretanto, diferente dos Três, Noves Sociais têm dificuldades em sustentar esforços em seu próprio nome. Eles não perseguem facilmente seus próprios objetivos e tendem a ser desviados por interações sociais e necessidades e pautas alheias.




Fonte: http://www.enneagraminstitute.com/

Tradução: Juliana Bortolini

Nenhum comentário: